CONTRIBUIÇÕES DA GERÊNCIA DO CUIDADO DE ENFERMAGEM PARA A PREVENÇÃO DE LESÃO POR PRESSÃO

  • Autor
  • FRANCISCA ADRISMARA LOPES DE LIMA
  • Co-autores
  • ANTONIA JORDANA FELIPE GOMES DE BRITO , ALANNA KÁSSIA CAVALCANTE MARTINS , Aurora Pinheiro do vale , NAYARA ALMEIDA NUNES
  • Resumo
  • INTRODUÇÃO: As lesões por pressão (LPP) são áreas que sofrem um processo de necrose tecidual ocasionado pela deficiência ou diminuição do fluxo sanguíneo. As LPP’s são ocasionadas por diversos fatores de riscos, tais como: estado nutricional, idade, estado de mobilidade, pressão, fricção, e ainda em decorrência da não mudança de decúbito pela equipe de saúde por falta de gerenciamento do cuidado ao paciente. A carência de gestão decorre da falta da prática de educação permanente no âmbito hospitalar. Os locais mais atingidos são aqueles com proeminências ósseas, como calcâneos, região sacra e trocantérica. Destaca-se a relevância da equipe de enfermagem em realizar e implementar rotinas de prevenção sistematizadas e individualizadas no gerenciamento e condutas necessárias para cada paciente assistido. OBJETIVO: Evidenciar as intervenções de gerência do cuidado de enfermagem para prevenir lesão por pressão (LPP). METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência realizado em uma unidade hospitalar pública que oferece suporte exclusivo para a assistência à mulher na cidade de Fortaleza/Ceará no período de março a junho de 2017, realizado durante o estágio de supervisionado II da grade curricular. RESULTADOS E DISCUSSÕES: O gerenciamento do cuidado é uma ferramenta essencial para o processo de trabalho da equipe de enfermagem, já que engloba a sistematização do cuidado ao paciente, desde a avaliação, planificação e suporte para um cuidado efetivo.  Durante o estágio de supervisionado, foi observado que existia um grande número de pacientes com lesões, e passamos a sondar quais os métodos e planos utilizados pela equipe de enfermagem. A demanda da unidade era significante, e no plantão só havia duas enfermeiras. Foi visto que os planos eram traçados de forma que todos os pacientes seguissem o mesmo plano, tais como: mudança de decúbito, troca de curativos pelo menos uma vez ao dia, colocação de coxins e dieta. Sabemos que o cuidado deve ser individualizado, sistematizado e compartilhados com toda equipe de saúde. Não foi evidenciada a realização de educação em saúde para aos pacientes e acompanhantes, visto que essa atividade é competência do profissional enfermeiro, garantindo um processo de cuidar eficiente. O plano de cuidado era confeccionado pela equipe, mas no decorrer dos dias em que estivemos presentes, não presenciamos a prática desses cuidados. Fato este que nos indagou se os profissionais tinham o real conhecimento do que é um gerenciamento de cuidado. Ao se falar sobre educação permanente, alguns colaboradores relataram não saber se existia uma pessoa responsável por este processo. Ou seja, os profissionais de saúde daquela unidade não passavam por uma capacitação. CONCLUSÃO: Diante do exposto, percebemos o quão importante é formar um profissional que entenda o significado de gerenciamento do cuidado, pois isso irá beneficiar a si próprio como também o paciente. Cabe ressaltar a importância da educação permanente no ambiente de trabalho, visto que é uma prática de ensino-aprendizagem construída ao longo do cotidiano das instituições de saúde, tendo como partida a realidade vivenciada por cada profissional. 

  • Palavras-chave
  • Enfermagem; Gestão; Lesão por pressão.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Processo de Cuidar
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Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2017!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do V Encontro de Iniciação à Pesquisa, V Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2017 foi “Arte e Conhecimento”.

Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.

Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.

 

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Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques

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