A morte na sociedade ocidental é um assunto de bastante delicadeza e, de certa forma, tabu para a maioria da população. Entretanto, deveria ocorrer o inverso, já que o ser humano é o único ser dentre os seres vivos do planeta Terra que possui a consciência da sua finitude. O presente artigo irá argumentar sobre variáveis relacionadas ao luto e à morte através de um episódio da série Black Mirror, intitulado Volto Já, localizado no 1º episódio da 2ª temporada. Este será analisado à luz da Fenomenologia-Existencial, já que essa traz uma forma de observar e entender os fenômenos através das vivências, significações e relações que o indivíduo atribui a si mesmo, ao outro e ao mundo. Objetiva-se explanar e discutir sobre a morte à luz da fenomenologia-existencial e como se apresenta essa relação do ser humano com a sua finitude que é, mas que pode tornar-se bastante complexa e delicada com a ascensão cada dia mais potente e grandiosa das tecnologias . A pesquisa é de cunho qualitativo e de objetivo descritivo. A discussão sobre a morte e as tecnologias que o episódio “Volto Já” traz a tona coloca em questão “Até onde vai o limite do homem na sua relação com seus inventos tecnológicos?”.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2017!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do V Encontro de Iniciação à Pesquisa, V Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2017 foi “Arte e Conhecimento”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
Comissão Organizadora
Caroliny Uchôa Sales
Ailton Pereira da Silva
Yohrranna Kelly
Nathália Távora Holanda Lira
Fernanda Rocha Dantas
Felipe de Freitas Magno
Lia Teixeira de Castro Mesquita
Maria Marcilene da Silva
Comissão Científica
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Andréa Bessa Teixeira
Solange Sousa Pinheiro
Aline Mota Albuquerque
Anne Caroline Moraes de Assis