INTRODUÇÃO: O índice de adolescentes grávidas vem crescendo a cada ano fato esse que está se tornando um problema de saúde pública, e ainda, problemas como abandono escolar, a não realização de pré-natal, conflitos familiares, exclusão social, entre outros. A maioria das jovens não está preparada para uma gravidez, entretanto seu corpo está, já que a logo após a menstruação a maturidade sexual já está instituída. Dentre as formas de prevenção da gravidez entre adolescentes, uma delas é a educação em saúde, que consiste em prevenir doenças, agravos, engajando a população na estimulação do autocuidado, através de ações educativas. A partir dela, alcançamos o individuo, família e coletividade. Este tema tem como relevância o fato de que existem muitas adolescentes na comunidade periférica que desconhecem os métodos anticoncepcionais existentes, fato esse que nos chamou atenção e nos despertou a tratar do assunto junto a esse público. OBJETIVO: Relatar a experiência através da educação em saúde como ferramenta para a prevenção de gravidez em adolescentes de uma comunidade periférica. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência que foi realizado em uma comunidade periférica localizada no município de Fortaleza-Ce no período de agosto de 2017 durante uma ação realizada pelo grupo de extensão bons vizinhos. Foram realizadas duas fases: Fase I: mapeamento do número de adolescentes presentes na comunidade. Posteriormente um diagnóstico situacional Fase II: Realização da ação. Os dados foram analisados a a partir de uma revisão de literatura pertinente ao tema. RESULTADOS E DISCUSSÕES: A pesquisa foi dividida em duas fases: Fase I: Foi realizado um mapeamento a respeito do número de adolescentes na comunidade, e foi visto que existia um número significativo de jovens em idade fértil e que relatavam não fazer uso de nenhum método contraceptivo e que tinham uma vida sexual ativa. Fase II: A partir do que foi observado, iniciamos uma visita as casas que havia adolescentes, ou até mesmo as que se encontravam na rua. Ao iniciar a conversa, constatamos o desconhecimento das adolescentes sobre a temática, havendo riscos para a gravidez na adolescência. As mesmas relataram que não utilizam nenhum método preventivo e que (a maioria) nunca fizera um exame preventivo, fato que também leva a uma grande chance de desenvolver infecções sexualmente transmissíveis (IST’s). Cabe ressaltar a importância dos profissionais de saúde estabelecer um relacionamento de confiança com essas adolescentes, a fim de prevenir um possível aborto, além de prevenir doenças contagiosas. No decorrer da conversa, íamos conscientizando e orientando sobre o uso dos métodos contraceptivos, os que estão disponíveis gratuitamente pelo sistema único de saúde (SUS), estimulávamos a realização e a importância do exame ginecológico. È preciso ouvir e valorizar os sentimentos e preocupações dos jovens para conhecer o mundo adolescente: as pressões e os constrangimentos podem dar pistas das dificuldades que enfrentam na hora de optar e usar um método anticoncepcional, e dos entraves para a negociação dos métodos entre parceiros. CONCLUSÃO: Constatamos o desconhecimento que tem as adolescentes sobre o uso de métodos contraceptivos e quais os que estão disponíveis no SUS. O profissional enfermeiro exerce uma função relevante para a população, já que participa de programas e atividades de educação em saúde, visando à melhoria da saúde do indivíduo, família e coletividade. E ainda, orientar a população, expondo alternativas para que esta tome atitudes que lhe propicie saúde.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2017!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do V Encontro de Iniciação à Pesquisa, V Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2017 foi “Arte e Conhecimento”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
Comissão Organizadora
Caroliny Uchôa Sales
Ailton Pereira da Silva
Yohrranna Kelly
Nathália Távora Holanda Lira
Fernanda Rocha Dantas
Felipe de Freitas Magno
Lia Teixeira de Castro Mesquita
Maria Marcilene da Silva
Comissão Científica
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Andréa Bessa Teixeira
Solange Sousa Pinheiro
Aline Mota Albuquerque
Anne Caroline Moraes de Assis