EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UMA FERRAMENTA PARA A PREVENÇÃO DE GRAVIDEZ EM ADOLESCENTES DE UMA COMUNIDADE PERIFÉRICA

  • Autor
  • Francisca Adrismara Lopes de Lima
  • Co-autores
  • Antonia Jordana Felipe Gomes de Brito , Taline Soares Freitas , Isabela Lima Barbosa Campelo
  • Resumo
  • INTRODUÇÃO: O índice de adolescentes grávidas vem crescendo a cada ano fato esse que está se tornando um problema de saúde pública, e ainda, problemas como abandono escolar, a não realização de pré-natal, conflitos familiares, exclusão social, entre outros. A maioria das jovens não está preparada para uma gravidez, entretanto seu corpo está, já que a logo após a menstruação a maturidade sexual já está instituída. Dentre as formas de prevenção da gravidez entre adolescentes, uma delas é a educação em saúde, que consiste em prevenir doenças, agravos, engajando a população na estimulação do autocuidado, através de ações educativas. A partir dela, alcançamos o individuo, família e coletividade. Este tema tem como relevância o fato de que existem muitas adolescentes na comunidade periférica que desconhecem os métodos anticoncepcionais existentes, fato esse que nos chamou atenção e nos despertou a tratar do assunto junto a esse público. OBJETIVO: Relatar a experiência através da educação em saúde como ferramenta para a prevenção de gravidez em adolescentes de uma comunidade periférica. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência que foi realizado em uma comunidade periférica localizada no município de Fortaleza-Ce no período de agosto de 2017 durante uma ação realizada pelo grupo de extensão bons vizinhos. Foram realizadas duas fases: Fase I: mapeamento do número de adolescentes presentes na comunidade. Posteriormente um diagnóstico situacional Fase II: Realização da ação. Os dados foram analisados a a partir de uma revisão de literatura pertinente ao tema. RESULTADOS E DISCUSSÕES: A pesquisa foi dividida em duas fases: Fase I: Foi realizado um mapeamento a respeito do número de adolescentes na comunidade, e foi visto que existia um número significativo de jovens em idade fértil e que relatavam não fazer uso de nenhum método contraceptivo e que tinham uma vida sexual ativa. Fase II: A partir do que foi observado, iniciamos uma visita as casas que havia adolescentes, ou até mesmo as que se encontravam na rua. Ao iniciar a conversa, constatamos o desconhecimento das adolescentes sobre a temática, havendo riscos para a gravidez na adolescência. As mesmas relataram que não utilizam nenhum método preventivo e que (a maioria) nunca fizera um exame preventivo, fato que também leva a uma grande chance de desenvolver infecções sexualmente transmissíveis (IST’s). Cabe ressaltar a importância dos profissionais de saúde estabelecer um relacionamento de confiança com essas adolescentes, a fim de prevenir um possível aborto, além de prevenir doenças contagiosas. No decorrer da conversa, íamos conscientizando e orientando sobre o uso dos métodos contraceptivos, os que estão disponíveis gratuitamente pelo sistema único de saúde (SUS), estimulávamos a realização e a importância do exame ginecológico. È preciso ouvir e valorizar os sentimentos e preocupações dos jovens para conhecer o mundo adolescente: as pressões e os constrangimentos podem dar pistas das dificuldades que enfrentam na hora de optar e usar um método anticoncepcional, e dos entraves para a negociação dos métodos entre parceiros. CONCLUSÃO: Constatamos o desconhecimento que tem as adolescentes sobre o uso de métodos contraceptivos e quais os que estão disponíveis no SUS. O profissional enfermeiro exerce uma função relevante para a população, já que participa de programas e atividades de educação em saúde, visando à melhoria da saúde do indivíduo, família e coletividade. E ainda, orientar a população, expondo alternativas para que esta tome atitudes que lhe propicie saúde. 

  • Palavras-chave
  • Educação em Saúde; Enfermagem; Gravidez na Adolescência.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Promoção da Saúde e Tecnologias Aplicadas
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Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2017!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do V Encontro de Iniciação à Pesquisa, V Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2017 foi “Arte e Conhecimento”.

Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.

Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.

 

Boa leitura!

 

Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques

PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA

Comissão Organizadora

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