Atualmente Fotoproteção tem ganhado grande destaque na mídia visando promover a prevenção ao câncer de pele e aos demais danos consequentes da exposição ao sol sem proteção. Entretanto, uma vez que a necessidade de proteção seja contra a incidência de radiação como um todo e não somente contra a radiação solar a conscientização acerca da necessidade de fotoproteção também em ambientes fechados ainda é algo não muito difundido. Existem outros tipos de radiação, tão prejudiciais quanto as radiações solares (UVA e UVB) que se fazem presentes em ambientes fechados e que são na grande maioria das vezes ignorados. A luz visível proveniente lâmpadas e telas de computadores, por exemplo, também promovem radiações nocivas à pele. Num ambiente como a cozinha toda esta radiação soma-se ainda a uma temperatura elevada, que além dos danos causados pela radiação tende a promover uma desidratação da pele. Este trabalho objetivou investigar o a recorrência do uso da fotoproteção entre os profissionais da área gastronômica, bem como se é de conhecimento dos indivíduos a importância da proteção no ambiente de trabalho, além de avaliar os danos observados e/ou relatados por estes devido a ausência de proteção, através de uma pesquisa de campo munida de um questionário. Através deste trabalho pode-se verificar conhecimento por parte dos profissionais quanto aos danos causados a pele em seu ambiente de trabalho, mas de um modo geral, uma conduta displicente quanto a saúde da pele, não representando para eles um fator importante relacionado a ergonomia da profissão.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2017!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do V Encontro de Iniciação à Pesquisa, V Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2017 foi “Arte e Conhecimento”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
Comissão Organizadora
Caroliny Uchôa Sales
Ailton Pereira da Silva
Yohrranna Kelly
Nathália Távora Holanda Lira
Fernanda Rocha Dantas
Felipe de Freitas Magno
Lia Teixeira de Castro Mesquita
Maria Marcilene da Silva
Comissão Científica
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Andréa Bessa Teixeira
Solange Sousa Pinheiro
Aline Mota Albuquerque
Anne Caroline Moraes de Assis