O programa de monitoria da instituição de ensino Fametro - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza, proporciona aos alunos monitores a vivencia como docente no curso superior de Administração na disciplina de Psicologia Organizacional, dando início à experiência de uma prática pedagógica. A monitoria é uma modalidade de ensino e aprendizagem que contribui para a formação integrada do aluno nas atividades de ensino, pesquisa e extensão dos cursos de graduação. Esse projeto torna-se essencial, pois o aluno é inserido em uma experiência de ensino e aprendizado necessário para uma futura carreira como professor. Apesar da satisfação na atuação de ser monitor, verifica-se uma quantidade considerável de alunos ausentes nos encontros programados para a disciplina. A principal justificativa para essas ausências é o “tempo”, visto que nos encontramos em uma sociedade acelerada, onde o “tempo” parece ter encurtado, resultando no acúmulo de tarefas do dia a dia, causando a perda de oportunidades únicas, proporcionados em nossa trajetória de vida. Temos como exemplo, a monitoria, onde esta seria a oportunidade de ampliação dos conhecimentos, vivenciando a experiência de aluno para aluno. Desta maneira, o presente artigo tem como objetivo, verificar os desafios colocados pela sociedade acelerada e a sua relação com a monitoria na FAMETRO.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2017!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do V Encontro de Iniciação à Pesquisa, V Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2017 foi “Arte e Conhecimento”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
Comissão Organizadora
Caroliny Uchôa Sales
Ailton Pereira da Silva
Yohrranna Kelly
Nathália Távora Holanda Lira
Fernanda Rocha Dantas
Felipe de Freitas Magno
Lia Teixeira de Castro Mesquita
Maria Marcilene da Silva
Comissão Científica
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Andréa Bessa Teixeira
Solange Sousa Pinheiro
Aline Mota Albuquerque
Anne Caroline Moraes de Assis