INTRODUÇÃO: A incidência de fraturas de fêmur se eleva com a idade, relacionado principalmente ao aumento do número de quedas associado a uma maior prevalência de osteoporose. Devido a fatores intrínsecos e extrínsecos do processo de envelhecimento sua recuperação é difícil frente ao adoecimento, assim sua permanência no hospital pode ser prolongada. OBJETIVO: Refletir sobre a assistência de enfermagem ao paciente idoso traumatizado e levantar os principais diagnósticos de enfermagem e intervenções de enfermagem frente ao caso. METODOLOGIA: Estudo descritivo do tipo relato de experiência realizado partindo da descrição da realidade vivenciada. Este estudo foi realizado com um paciente internado em um hospital de nível secundário em Fortaleza- CE. RESULTADOS E DISCUSSÕES: N. C. C, 85 anos, solteira, branca, católica, sem filhos, aposentada, não fuma, não é etilista, não deambula, apresenta edema em membros superiores bilateralmente, hospitalizada por ter sofrido uma queda e transferida de uma outra unidade de saúde, estando um total de 4 meses internada, adquirindo pneumonia durante a segunda internação. A partir da coleta de dados os diagnósticos de enfermagem identificados foram: Mobilidade física prejudicada, relacionado a fratura e a dor com intervenção direta de apoio adequado do membro, Risco de infecção, relacionado ao grande período no hospital e ao procedimento invasivo, tendo o cuidado a realização de curativo com técnica asséptica e verificação de princípios de inflamação, Integridade da pele prejudicada, relacionado a imobilidade física priorizando a avaliação dos pontos de pressão (escápulas, região sacra, panturrilha e calcanhar) e manutenção de lençóis sempre secos e esticados, Conforto prejudicado relacionado a imobilidade no leito e a dor pelo processo infeccioso, a posição confortável e o uso de travesseiros para imobilizar ou apoiar as regiões doloridas foi empregado. CONCLUSÃO: Este estudo possibilitou uma visão do papel do enfermeiro na assistência ao paciente traumatizado, contribuindo para reorientação, ou melhor, adequação de acadêmicos e profissionais de saúde, melhorando a capacidade de oferecer uma atenção mais efetiva e satisfatória. Assim, observa-se que a sistematização da assistência de Enfermagem é de fundamental importância na recuperação do paciente idoso, pois promove ao paciente cuidados sistematizados, oferecendo o apoio necessário na sua recuperação frente a sua recuperação lenta.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2017!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do V Encontro de Iniciação à Pesquisa, V Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2017 foi “Arte e Conhecimento”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
Comissão Organizadora
Caroliny Uchôa Sales
Ailton Pereira da Silva
Yohrranna Kelly
Nathália Távora Holanda Lira
Fernanda Rocha Dantas
Felipe de Freitas Magno
Lia Teixeira de Castro Mesquita
Maria Marcilene da Silva
Comissão Científica
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Andréa Bessa Teixeira
Solange Sousa Pinheiro
Aline Mota Albuquerque
Anne Caroline Moraes de Assis