A atividade fundamental para a criança pequena é o brincar, é através da brincadeira que elas descobrem o mundo em que vivem, usam a comunicação e vão se inserir em um contexto social. O brincar é um dos direitos das crianças que auxilia em seu desenvolvimento, por isso as escolas que possuem o ensino infantil devem ter um cuidado com a concretização desse direito. Trabalhar o lúdico em sala de aula não é uma prática fácil, mas ajuda o docente nos desafios diários do processo de ensino-aprendizagem, facilitando a significação de conceitos fazendo com que a criança venha construir seu próprio conhecimento. A partir dessa temática o referido trabalho organizou-se através de um relato de experiência, tendo como assunto central o direito do brincar das crianças em seu processo cognitivo. Não é simplesmente brincar, é preciso que todo esse momento seja orientado e que tenha qualidade, se faz necessário que os agentes mediadores tenham uma atenção dobrada. Foi feita uma observação de uma turma da educação infantil de uma escola particular da cidade de Fortaleza. O brincar não está inserido nas suas rotinas educacionais, mostrando a defasagem no processo de aprendizagem das crianças, deixando-as mais retidas e desanimadas. Essa análise nos leva a refletir sobre o papel das atividades lúdicas em metodologias do ambiente escolar, e incentivar os educadores a modificarem suas aulas organizando seu plano diário, mostrando novos resultados, para toda a comunidade escolar, obtendo assim um ambiente rico para a realização de brincadeiras e jogos.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2017!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do V Encontro de Iniciação à Pesquisa, V Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2017 foi “Arte e Conhecimento”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
Comissão Organizadora
Caroliny Uchôa Sales
Ailton Pereira da Silva
Yohrranna Kelly
Nathália Távora Holanda Lira
Fernanda Rocha Dantas
Felipe de Freitas Magno
Lia Teixeira de Castro Mesquita
Maria Marcilene da Silva
Comissão Científica
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Andréa Bessa Teixeira
Solange Sousa Pinheiro
Aline Mota Albuquerque
Anne Caroline Moraes de Assis