ANÁLISE DA ROTULAGEM DE ALIMENTOS DO SETOR DE FRUTAS, LEGUMES E VERDURAS DE UMA REDE DE SUPERMERCADOS DE FORTALEZA - CE

  • Autor
  • Jader Queiroz Barros
  • Co-autores
  • Vinicius Rodrigues de Castro e Silva
  • Resumo
  • Com a competitividade empresarial nos supermercados e os consumidores cada vez mais exigentes, faz-se necessário a melhoria da qualidade dos produtos oferecidos. Um dos setores com potencial de crescimento e que ainda há bastante necessidade de adequações no aspecto qualitativo é o setor de frutas, legumes e verduras (F. L. V.) embalados. Uma das formas de atrair os consumidores é a sua embalagem e o seu rótulo. Existem diversas resoluções que estabelecem regulamentos técnicos para rotulagem alimentar. Com a necessidade de garantir informação verdadeira e evitar autuação dos órgãos fiscalizadores, o presente estudo tem por objetivo analisar os rótulos de alimentos do setor de F. L. V. de uma rede de supermercados de Fortaleza – CE. Esse estudo caracteriza-se como um estudo de caso descritivo com abordagem quantitativa e delineamento transversal, realizado no período julho a agosto de 2017. Verificou-se que todos os produtos tiveram índices de inconformidades segundo as legislações pertinentes, tornando-os impróprios para disposição à venda. Faz-se necessário adequação da rotulagem desses alimentos, afim de fornecer informações completas e verdadeiras dos produtos.

  • Palavras-chave
  • Legislação, Embalagem, Rotulagem, Alimentos, Consumidores
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Promoção da Saúde e Tecnologias Aplicadas
Voltar

Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2017!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do V Encontro de Iniciação à Pesquisa, V Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2017 foi “Arte e Conhecimento”.

Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.

Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.

 

Boa leitura!

 

Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques

PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA

Comissão Organizadora

Caroliny Uchôa Sales
Ailton Pereira da Silva
Yohrranna Kelly
Nathália Távora Holanda Lira
Fernanda Rocha Dantas
Felipe de Freitas Magno
Lia Teixeira de Castro Mesquita
Maria Marcilene da Silva

 

Comissão Científica

Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Andréa Bessa Teixeira
Solange Sousa Pinheiro
Aline Mota Albuquerque
Anne Caroline Moraes de Assis