O presente artigo tem como objetivo discutir o território do Pirambu a partir da ótica dos seus moradores, articulando a discussão de território existente na política de assistência social. Serão contemplados as particularidades existentes no território, as vulnerabilidades e o significado do Pirambu para os seus moradores. Será realizada também uma análise sobre a operacionalização da política de assistência social em detrimento da diretriz da territorialização contida na NOB/SUAS 2012, a qual direciona e organiza a gestão e o direcionamento da política. A pesquisa é de natureza qualitativa, realizada através de pesquisa bibliográfica, documental e de campo, tendo como instrumentos de coleta de dados o grupo focal. Como resultado identificou-se a necessidade de um debate sobre os critérios que definem os territórios de atendimento da assistência social, que geralmente se restringem a um aspecto geográfico que, não permite a apreensão das particularidades de cada território para uma organização justa do direcionamento da política. Para uma melhor compreensão, utilizou-se conceitos de autores que abordam as temáticas de território, vulnerabilidade, risco social e nas diretrizes que normatizam a política de assistência
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2017!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do V Encontro de Iniciação à Pesquisa, V Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2017 foi “Arte e Conhecimento”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
Comissão Organizadora
Caroliny Uchôa Sales
Ailton Pereira da Silva
Yohrranna Kelly
Nathália Távora Holanda Lira
Fernanda Rocha Dantas
Felipe de Freitas Magno
Lia Teixeira de Castro Mesquita
Maria Marcilene da Silva
Comissão Científica
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Andréa Bessa Teixeira
Solange Sousa Pinheiro
Aline Mota Albuquerque
Anne Caroline Moraes de Assis