RELATO DE CASO CLÍNICO: MICROABRASÃO DO ESMALTE DENTAL COMO ALTERNATIVA ESTÉTICA CONSERVADORA

  • Autor
  • Inara Moraes Oliveira
  • Co-autores
  • Liliane Emília Alexandre , Aryadne Ester Fonseca Venâncio , Estefaní Araújo Feitosa , Katiúscia Silva Gonçalves , Victor Pinheiro Feitosa
  • Resumo
  • Introdução: Atualmente a sociedade destaca um sorriso perfeito como padrão de beleza. Possuir dentes harmônicos esteticamente proporciona ao indivíduo reflexos positivos em sua autoestima. Desta forma, a resolução estética dos diversos tipos de alterações de cor, forma, textura e brilho do elemento dental representa um imenso desafio para o cirurgião-dentista. A fluorose dentária é o quadro resultante de um distúrbio advindo durante a formação do dente, causado pela ingestão excessiva e crônica de flúor. É caracterizada pelo aumento de porosidade na superfície, especialmente do esmalte, fazendo com que este pareça opaco.  A microabrasão é o procedimento pelo qual uma pequena camada superficial do esmalte, que apresenta alguma forma de alteração, é retirada por meio da ação conjunta de um agente erosivo e um agente abrasivo, expondo-se a camada do esmalte com características normais. Objetivo: Descrever o caso clínico de um paciente com fluorose dentária onde foi empregada a técnica de microabrasão do esmalte dental, devolvendo ao paciente a harmonia de seu sorriso, de maneira estética e conservadora. Metodologia: O tipo de estudo foi uma relato de caso clínico de um paciente atendido no complexo odontológico da FAMETRO, onde foram respeitados os aspectos éticos e legais e assinado termo de consentimento livre e esclarecido.  Resultados e discussão: Paciente de 21 anos, gênero feminino, procurou atendimento no Grupo de Extensão de Estética e Prótese (GEEP) relatando descontentamento com seu sorriso por apresentar “manchas brancas e diastema”. Após exame, detectou-se fluorose opaca com classificação de Dean grau 3. O tratamento proposto foi a microabrasão do esmalte com a técnica de ácido fosfórico 37% e pedra pomes. Foram feitas dez aplicações da mistura nos dentes da arcada superior e inferior (de primeiro pré-molar a primeiro pré-molar), divididas em duas sessões, obtendo assim o desaparecimento das manchas brancas em todos os dentes onde a técnica foi aplicada. Considerações finais: A microabrasão do esmalte é um procedimento seguro, de baixo custo, com remoção insignificante de esmalte, que necessita de pouco tempo clínico para execução e com resolução estética bastante satisfatória.

  • Palavras-chave
  • Esmalte dental; Fluorose dentária; Microabrasão do esmalte; Estética.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Processo de Cuidar
Voltar

Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2017!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do V Encontro de Iniciação à Pesquisa, V Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2017 foi “Arte e Conhecimento”.

Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.

Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.

 

Boa leitura!

 

Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques

PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA

Comissão Organizadora

Caroliny Uchôa Sales
Ailton Pereira da Silva
Yohrranna Kelly
Nathália Távora Holanda Lira
Fernanda Rocha Dantas
Felipe de Freitas Magno
Lia Teixeira de Castro Mesquita
Maria Marcilene da Silva

 

Comissão Científica

Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Andréa Bessa Teixeira
Solange Sousa Pinheiro
Aline Mota Albuquerque
Anne Caroline Moraes de Assis