A articulação temporomandibular é uma articulação sinovial que conecta a mandíbula ao osso temporal na base do crânio sendo responsável pelos movimentos mandibulares. Entretanto, sua disfunção causa hipertrofia, hiperatividade do músculo da mastigação e hipermobilidade do côndilo, na qual irradia para a região levando o paciente a sentir dor. O objetivo do presente trabalho foi revisar a literatura sobre a possibilidade de utilização da Toxina Botulínica tipo A como tratamento alternativo de escolha frente aos métodos conservadores e invasivos, para a melhora dos sintomas em pacientes portadores de Disfunção Temporomandibular (DTM). A estratégia de busca utilizou a base de dados Pubmed, através de artigos publicados nos últimos 10 anos com os seguintes descritores: ‘’botulinum toxin’’, ‘’temporomandibular disorder’’,‘’temporomandibular joint’’ e ‘’muscular disease’’. Doze artigos foram selecionados de acordo com os critérios de inclusão e distribuídos segundo análise metodológica. Conclui-se que a toxina botulínica tipo A fornece um alívio paliativo da DTM miofascial, diminuindo a intensidade, a frequência e a duração dos episódios recorrentes, bem como bruxismo e aperto, distonias oromandibulares, trismos e dores de cabeça, portanto apresenta-se como uma terapia alternativa para pacientes portadores da síndrome de dor miofascial, mostrando um efeito significativo na melhora dos sintomas da dor e possibilitando uma função mandibular apropriada.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2017!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do V Encontro de Iniciação à Pesquisa, V Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2017 foi “Arte e Conhecimento”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
Comissão Organizadora
Caroliny Uchôa Sales
Ailton Pereira da Silva
Yohrranna Kelly
Nathália Távora Holanda Lira
Fernanda Rocha Dantas
Felipe de Freitas Magno
Lia Teixeira de Castro Mesquita
Maria Marcilene da Silva
Comissão Científica
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Andréa Bessa Teixeira
Solange Sousa Pinheiro
Aline Mota Albuquerque
Anne Caroline Moraes de Assis