FECHAMENTO DE DIASTEMA COM RESINA COMPOSTA: RELATO DE CASO CLÍNICO

  • Autor
  • Aryadne Ester Fonseca Venancio
  • Co-autores
  • Amanda Alencar Araujo Benevidas , Amanda Silva dos Santos , Inara Moraes Oliveira , Liliane Emilia Alexandre de Oliveira , Victor Pinheiro Feitosa
  • Resumo
  • A presença de diastemas na região de incisivos centrais e laterais superiores é considerada como um fator antiestético altamente prejudicial do ponto de vista social. Os diastemas podem ser decorrentes da presença de inserção baixa do freio labial, fatores genéticos ou mesmo estar ligado a doenças periodontais associadas ao tabagismo. O presente trabalho tem como objetivo descrever, através de um relato de caso clínico, a técnica de fechamento de diastema entre incisivos centrais e laterais superiores por meio de resinas compostas, realizado na clínica odontológica da Faculdade de Odontologia da FAMETRO, especificamente no Grupo de Extensão de Estética e Prótese Dentária, possibilitando devolver ao paciente uma harmonia em seu sorriso de forma estética e conservadora. O paciente LMFL, com 21 anos, gênero masculino, apresentou diversos diastemas na região anterior da maxila e relatou insatisfação com a situação. Foi realizado fechamento de diastemas com restauração direta em resina composta após isolamento absoluto e técnica incremental. Foi utilizado sistema adesivo autocondicionante de dois passos Clearfil SE Bond (Kuraray), Resina composta Opallis (FGM) na cor EA1 e DA2 e a técnica da parede de silicone. Conclui-se que o uso de sistemas adesivos e resinas compostas, através de mínimas intervenções, pode proporcionar um melhor contorno aos dentes, resultando em uma reabilitação estética adequada.

  • Palavras-chave
  • Diastemas, Resinas compostas, Odontologia estética
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Promoção da Saúde e Tecnologias Aplicadas
Voltar

Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2017!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do V Encontro de Iniciação à Pesquisa, V Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2017 foi “Arte e Conhecimento”.

Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.

Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.

 

Boa leitura!

 

Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques

PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA

Comissão Organizadora

Caroliny Uchôa Sales
Ailton Pereira da Silva
Yohrranna Kelly
Nathália Távora Holanda Lira
Fernanda Rocha Dantas
Felipe de Freitas Magno
Lia Teixeira de Castro Mesquita
Maria Marcilene da Silva

 

Comissão Científica

Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Andréa Bessa Teixeira
Solange Sousa Pinheiro
Aline Mota Albuquerque
Anne Caroline Moraes de Assis