As arboviroses são infecções virais causadas por arbovírus, que são transmitidas ao homem através da picada dos insetos Aedes aegypti e o A. albopictus. No Brasil, as três arboviroses de maior importância são a Dengue, Chikungunya e Zika. Estas são doenças febris, de caráter inespecífico o que indisponibiliza um diagnóstico específico, contribuindo para uma subnotificação dos casos dessas arboviroses em nossa região. O objetivo desse trabalho foi realizar um levantamento epidemiológico dos casos de Dengue, Zika e Chikungunya no bairro Conjunto Ceará. A pesquisa foi do tipo descritiva, retrospectiva e abordagem quantitativa e tem como referência os casos de Dengue, Zika e Chikungunya no bairro Conjunto Ceará, no município de Fortaleza/CE entre os anos de 2016 e 2017 a qual utilizou os dados secundários registrados no SIMDA - Sistema de Monitoramento Diário de Agravos. Os resultados mostram que no ano de 2016 houve uma maior prevalência de dengue, entretanto, o número de casos de Chikungunya aumentou significativamente em 2017. Os meses mais acometidos por essas enfermidades foram março a junho. A faixa etária mais susceptível foi entre 19-59 anos. A dengue levou a óbitos em ambos os anos investigados, visualizados na Regional V. Conclui-se que dengue, zika e Chikungunya são enfermidades encontradas no Bairro Conjunto Ceará, tendo em 2017, a Chikungunya como a mais prevalente. Elas acometem principalmente adultos, independente do período investigado, tendo como meses de maior impacto aqueles mais quentes e úmidos. Dengue, Zika e Chikungunya são enfermidades extremamente debilitantes.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2017!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do V Encontro de Iniciação à Pesquisa, V Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2017 foi “Arte e Conhecimento”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
Comissão Organizadora
Caroliny Uchôa Sales
Ailton Pereira da Silva
Yohrranna Kelly
Nathália Távora Holanda Lira
Fernanda Rocha Dantas
Felipe de Freitas Magno
Lia Teixeira de Castro Mesquita
Maria Marcilene da Silva
Comissão Científica
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Andréa Bessa Teixeira
Solange Sousa Pinheiro
Aline Mota Albuquerque
Anne Caroline Moraes de Assis