INTERVENÇÃO EDUCATIVA PARA PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM SOBRE PREVENÇÃO DE LESÃO POR PRESSÃO

  • Autor
  • Larissa Elida de Oliveira Rebouças
  • Co-autores
  • Yara de Oliveira Sampaio , Laércia Ferreira Martins , Jaqueline Diógenes da Silva , Elis Regina Bastos Alves
  • Resumo
  • As úlceras por pressão representam um grande problema tanto no ambiente hospitalar é uma injúria que pode ser evitada por meio de simples cuidados preventivos, pode gerar grandes complicações e transtornos para o paciente e família. Diante da problemática os cuidados necessitam ser eficazes para o não aparecimento das lesões que modificam a integridade da pele e tecidos subjacentes. Torna-se de importante relevância capacitar os profissionais de enfermagem para o cuidado com a população susceptível a esses agravos. Objetivo: Avaliar o conhecimento dos profissionais de enfermagem sobre úlceras de pressão (UP) antes e após a aplicação de uma intervenção educativa em um Hospital Universitário de Fortaleza, aplicados a equipe no período entre agosto e outubro de 2015, trata-se de um estudo quantitativo com delineamento exploratório. A coleta foi realizada por meio de aplicação de pré e pós testes e analise dos dados para avaliação. Resultados: Participaram da pesquisa 60 membros da equipe de enfermagem, sendo 68,3% técnicos de enfermagem e 31,7% enfermeiros. Os dados mostraram um crescimento satisfatório de conhecimento por parte dos profissionais sobre o assunto abordado. Conclusão: Os dados do presente estudo demostram a falta de conhecimento sobre úlceras por pressão por parte de alguns profissionais de enfermagem antes da atividade educativa, ao final do estudo podemos comparar a melhora significativa sobre informações de fundamental importância para o cuidado do paciente em situação vulnerável para o aparecimento das UP. 

  • Palavras-chave
  • Lesão por pressão, Conhecimento dos profissionais, Educação
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Promoção da Saúde e Tecnologias Aplicadas
Voltar

Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2017!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do V Encontro de Iniciação à Pesquisa, V Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2017 foi “Arte e Conhecimento”.

Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.

Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.

 

Boa leitura!

 

Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques

PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA

Comissão Organizadora

Caroliny Uchôa Sales
Ailton Pereira da Silva
Yohrranna Kelly
Nathália Távora Holanda Lira
Fernanda Rocha Dantas
Felipe de Freitas Magno
Lia Teixeira de Castro Mesquita
Maria Marcilene da Silva

 

Comissão Científica

Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Andréa Bessa Teixeira
Solange Sousa Pinheiro
Aline Mota Albuquerque
Anne Caroline Moraes de Assis