AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DOS ENFERMEIROS A RESPEITO DAS COMPLICAÇÕES RELACIONADAS À VENTILAÇÃO MECÂNICA

  • Autor
  • Jaqueline Diógenes da Silva
  • Co-autores
  • Yara de Oliveira Sampaio , Elis Regina Bastos Alves , Laura Emanuela Pinheiro Machado , Larissa Élida de Oliveira Rebouças , Laércia Ferreira Martins
  • Resumo
  • Os riscos gerados pelo suporte ventilatório artificial são muitos, as chances de danos irreversíveis ligados a VM são maiores ainda, os danos ocasionados por falha na gestão dos riscos com o intuito de prevenir agravos podem ser irreparáveis. Portanto, é primordial que o profissional enfermeiro esteja capacitado para prestar os devidos cuidados necessários de maneira holística a esses usuários. Dessa maneira, objetivou-se avaliar o conhecimento técnico e científico de enfermeiros na percepção das complicações relacionadas à Ventilação Mecânica, visto que se não analisadas previamente podem acarretar danos irreparáveis na vida de pacientes em uso de suporte ventilatório mecânico. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório e de abordagem quantitativa, elaborado a partir da coleta de dados estruturada por questionário com enfermeiros de um hospital de nível terciário no município de Fortaleza/ce, no período de fevereiro a julho de 2017, os resultados foram submetidos a estatística regressiva simples utilizando o Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) 20.0 e o estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa sendo aprovado sob o número do CAAE 68752317.4.0000.5034. Dos enfermeiros entrevistados 86,36% informaram não ter recebido durante a academia informações suficientes para cuidar de um paciente sob suporte ventilatório mecânico, ao serem questionados se eles temiam pela segurança de um paciente em suporte ventilatório mecânico que estava sendo cuidado por eles, a metade desses profissionais responderem que SIM e (77,52%) dos pesquisados alegaram que não saberiam reconhecer as complicações relacionadas à Ventilação Mecânica no seu cotidiano profissional. Diante do presente estudo, ficou claro a necessidade de constante capacitação e treinamento dos profissionais de enfermagem acerca das complicações relacionadas à ventilação mecânica, para que dessa maneira, os profissionais enfermeiros possam participar efetivamente da construção do seu processo de práticas baseada em evidências, propagando um cuidado seguro e holístico ao paciente. 

  • Palavras-chave
  • Respiração Artificia, Insuficiência Respiratória, Cuidados de Enfermagem, Promoção da Saúde.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Processo de Cuidar
Voltar

Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2017!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do V Encontro de Iniciação à Pesquisa, V Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2017 foi “Arte e Conhecimento”.

Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.

Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.

 

Boa leitura!

 

Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques

PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA

Comissão Organizadora

Caroliny Uchôa Sales
Ailton Pereira da Silva
Yohrranna Kelly
Nathália Távora Holanda Lira
Fernanda Rocha Dantas
Felipe de Freitas Magno
Lia Teixeira de Castro Mesquita
Maria Marcilene da Silva

 

Comissão Científica

Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Andréa Bessa Teixeira
Solange Sousa Pinheiro
Aline Mota Albuquerque
Anne Caroline Moraes de Assis