GRUPO DE EXTENSÃO: REFLEXÕES SOBRE A INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO

  • Autor
  • Sheyla Lira Cavalcante
  • Co-autores
  • Alana Régia Matias Couto , Mirian Ferreira Castelo Branco
  • Resumo
  • Introdução: O grupo de extensão tem caráter educativo, levando o ensino e aprendizagem para fora do ambiente da sala de aula. Tal vivencia para o acadêmico assume papel importante em meio a aplicação dos conhecimentos na prática e estimula a desenvoltura com seu meio social. Percebe-se que existe uma grande relevância para a formação acadêmica.Objetivo: Refletir sobre a influência e experiência vivenciada por acadêmicas de Enfermagem extensionistas em um grupo de convivência para idosas na Faculdade Metropolitana de Fortaleza - FAMETRO. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência sobre a vivência como extensionistas em grupo de idosas e a influência que o mesmo causou sobre a formação acadêmica destas. O grupo “Construindo a Melhor Idade” surgiu através do Projeto de Extensão em Saúde da Família proposto pelo corpo docente da Fametro em 2015. Após a vigência do projeto de extensão, que teve duração de um ano, o grupo deu continuidade as suas atividades, porém com caráter voluntário.  Essas atividades são realizadas semanalmente em um encontro com duração de uma hora, onde são promovidas práticas de educação em saúde envolvendo temáticas interdisciplinares pertinentes ao envelhecimento ativo, que são sugeridas pelas próprias participantes. Durante os encontros utiliza-se uma variedade de recursos materiais, tais como papelaria, data show, áudio e entre outros para que se alcance os objetivos das atividades propostas.Resultados e Discussões: A partir da realização das atividades e da convivência com o grupo percebeu-se a evolução na desenvoltura das acadêmicas em diversos aspectos, como: melhora no trabalho em equipe, desenvolvimento do espírito de gestão e criatividade para adaptar temas e recursos a fim de facilitar o entendimento para as idosas. Vivenciar esse tipo de experiência ainda na vida acadêmica é de suma importância para o desenvolvimento de habilidades que se encontram ainda adormecidas nos acadêmicos, os preparando para assumir um dos papéis atribuídos ao enfermeiro: o papel de educador.  Liderar o grupo proporcionou as acadêmicas a aquisição da habilidade de utilizar o letramento funcional em nossas atividades tornando cada vez mais próximo o conhecimento cientifico para o nosso público alvo e futuramente como provedor de uma assistência mais humanizada.Considerações Finais:Dessa forma percebemos a relevância de atividades de extensão acadêmica  como estímulos para aproximação do cuidado, desenvoltura desse futuro enfermeiro como educador e maior interação para trabalhar de maneira interdiciplinar.

  • Palavras-chave
  • Extensão Universitária, Pesquisa, Formação Profissional.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Promoção da Saúde e Tecnologias Aplicadas
Voltar

Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2017!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do V Encontro de Iniciação à Pesquisa, V Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2017 foi “Arte e Conhecimento”.

Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.

Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.

 

Boa leitura!

 

Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques

PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA

Comissão Organizadora

Caroliny Uchôa Sales
Ailton Pereira da Silva
Yohrranna Kelly
Nathália Távora Holanda Lira
Fernanda Rocha Dantas
Felipe de Freitas Magno
Lia Teixeira de Castro Mesquita
Maria Marcilene da Silva

 

Comissão Científica

Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Andréa Bessa Teixeira
Solange Sousa Pinheiro
Aline Mota Albuquerque
Anne Caroline Moraes de Assis