ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PROCEDIMENTO DE GASOMETRIA ARTERIAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA.

  • Autor
  • Ana Darcia de Sousa
  • Co-autores
  • Francisco Lailson Santiago Bandeira , Mirian Ferreira Coelho Castelo Branco , Samara Rocha da Costa , Tamara Paula Sousa
  • Resumo
  • INTRODUÇÂO: A coleta para a gasometria arterial é uma das funções exclusivas do enfermeiro, no entanto para que esse procedimento seja eficaz é de suma importância que o enfermeiro ofereça assistência correta no momento do manejo. A técnica consiste na introdução de uma agulha heparinizada em uma artéria radial, ulnar, femoral ou braquial, com técnica asséptica, para verificar desequilíbrio ácido básico, saturação de oxigênio, ventilação alveolar, entre outros. OBJETIVO: Relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem na assistência de um paciente na realização da punção arterial para coleta de gasometria arterial. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, vivenciado durante as atividades prática da disciplina de processo do cuidar da saúde do adulto, em uma unidade de serviço terciário no município de Fortaleza-CE, no mês de maio de 2017. RESULTADO E DISCUSSÕES. Durante a realização da gasometria arterial os graduandos perceberam que a técnica da punção arterial é um método invasivo, com risco hemorrágico e infecioso, portanto é importante o conhecimento da SAE pelos profissionais, que é um modelo metodológico para implementar os cuidados de enfermagem com embasamento científico, para que os enfermeiros realizem assistência eficaz. Os acadêmicos realizaram a técnica de maneira asséptica realizando curativo compressivo após os procedimentos aproximando-se da relevância do cuidado de enfermagem, nesses aspectos percebendo que os principais foram a realização do teste de ALLEN, antes do procedimento, que e é uma intervenção de enfermagem que evita lesão isquêmica da extremidade, trombose e embolia, os cuidados de realizar curativo compressivo no local da punção, para evitar hemorragia, a utilização de técnica asséptica pra evitar infecções, são os cuidados corriqueiramente prestados na realização deste procedimento, mas para que não se torne uma atividade automática e passível a erros, é necessário a avaliação constante do paciente e a tomada de decisões clínicas para que se tenha a segurança do paciente, a técnica asséptica e os cuidados com o material do procedimento garante a qualidade da amostra coletada e evita o erro no resultado do exame. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A sistematização da assistência nesse procedimento garante a sua eficácia e é de suma relevância que a enfermagem realize todos esses cuidados, para obter uma boa qualidade da Amostra coletada, e também diminui os problemas decorrentes de tal procedimento.

  • Palavras-chave
  • Assistência de Enfermagem;Gasometria arterial;Teste de ALLEN.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Processo de Cuidar
Voltar

Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2017!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do V Encontro de Iniciação à Pesquisa, V Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2017 foi “Arte e Conhecimento”.

Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.

Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.

 

Boa leitura!

 

Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques

PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA

Comissão Organizadora

Caroliny Uchôa Sales
Ailton Pereira da Silva
Yohrranna Kelly
Nathália Távora Holanda Lira
Fernanda Rocha Dantas
Felipe de Freitas Magno
Lia Teixeira de Castro Mesquita
Maria Marcilene da Silva

 

Comissão Científica

Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Andréa Bessa Teixeira
Solange Sousa Pinheiro
Aline Mota Albuquerque
Anne Caroline Moraes de Assis