USO DA TUTORIA COMO FERRAMENTA DE ENSINO APRENDIZAGEM NO PROGRAMA DE MONITORIA

  • Autor
  • Maria Graziely Lopes Silva
  • Co-autores
  • Daniele Keuly Martins Da Silva , Lia Maria Moura da Costa , Átila Moura Teixeira , Francisco Felipe de Sousa Vasconcelos , Cristiana Ferreira da Silva
  • Resumo
  • A incorporação de projetos pedagógicos, incentivados pelas políticas de educação e saúde, gera a necessidade de agregar à matriz curricular vários programas para atender aos interesses e necessidades emanados dos cursos de graduação. Desta forma inclui-se o Programa Tutorial, que de forma ampla é referencial em amparar o aluno como sujeito da educação e do cuidado. Nessa perspectiva, este estudo objetiva descrever a implantação desta metodologia inovadora no programa de monitoria, na disciplina de Epidemiologia na vigência março a junho de 2017, da Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza – FAMETRO, regida pelo Programa de Monitoria e Iniciação Científica – PROMIC. Assim, com o intuito de esclarecer a importância deste método de ensino dentro da monitoria, se faz necessário analisar e expor através de resultados o sucesso de aceitação e reflexo em aprovação através do empenho dos discentes isto sendo percebido por meio da avaliação e notas dos participantes. Assim, novas perspectivas dentro da formação acadêmica têm assumido importantes contribuições originárias no processo de desenvolvimento e ampliação do ensino, incorporando antigas e novas necessidades. Desta forma, o tema abordado representa uma das ramificações dessa nova proposta, a saber, Programas Tutoriais.

  • Palavras-chave
  • Tutoria, Educação, Graduação, Enfermagem
  • Área Temática
  • Promoção da Saúde e Tecnologias Aplicadas
Voltar Download

Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2017!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do V Encontro de Iniciação à Pesquisa, V Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2017 foi “Arte e Conhecimento”.

Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.

Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.

 

Boa leitura!

 

Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques

PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA

Comissão Organizadora

Caroliny Uchôa Sales
Ailton Pereira da Silva
Yohrranna Kelly
Nathália Távora Holanda Lira
Fernanda Rocha Dantas
Felipe de Freitas Magno
Lia Teixeira de Castro Mesquita
Maria Marcilene da Silva

 

Comissão Científica

Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Andréa Bessa Teixeira
Solange Sousa Pinheiro
Aline Mota Albuquerque
Anne Caroline Moraes de Assis