O POSTO DE SAÚDE RAIOS DE SOL E OS SEUS ENFERMEIROS: APLICANDO O ROLE-PLAY NAS MONITORIAS DE SAÚDE COLETIVA II.

  • Autor
  • Maíra Dos Santos Albuquerque
  • Co-autores
  • Suéllen de Sousa Silva , Juliana Freitas Marques , Arisa Nara Saldanha de Almeida
  • Resumo
  • Na busca por acompanhar as transformações ocorridas no ensino, a monitoria propõe a   inserção de novas metodologias no cenário da aprendizagem, sendo o Role-play um método que propicia a maior vivência da díade teoria-prática ao graduando de enfermagem. Objetiva-se descrever o uso do Role-play durante as monitorias de Saúde Coletiva II. Trata-se de um relato de experiência de caráter descritivo ocorrido no primeiro semestre de 2017 na Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza, disciplina de Enfermagem em Saúde Coletiva II. O role-play aconteceu por meio de simulações lúdicas voltadas às consultas de enfermagem em um posto de saúde fictício norteados por situações problemas do cenário da atenção primária em saúde. O método se deu em dois momentos: o estudo prévio dos casos em equipes e a simulação de consultas encenadas por alunos “enfermeiros, paciente e/ou familiares. ” Durante a abordagem por meio do Role-Play, os alunos apresentaram as seguintes dificuldades, como vincular os conhecimentos teóricos com a prática, oscilação da postura e uso da linguagem acessível ao “cliente” pelos discentes, ademais, mostram-se tímidos em interpretar os personagens e em avaliar o manejo dos colegas. Portanto, acredita-se que a estratégia do Role-play é um método que estimula o aluno a experienciar a prática profissional, além de ressaltar os pontos que devem ser melhorados durante a simulação lúdica.

  • Palavras-chave
  • Monitoria. Desempenho de papéis. Aprendizagem Baseada em Problemas. Educação em enfermagem.
  • Área Temática
  • Promoção da Saúde e Tecnologias Aplicadas
Voltar Download

Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2017!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do V Encontro de Iniciação à Pesquisa, V Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2017 foi “Arte e Conhecimento”.

Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.

Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.

 

Boa leitura!

 

Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques

PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA

Comissão Organizadora

Caroliny Uchôa Sales
Ailton Pereira da Silva
Yohrranna Kelly
Nathália Távora Holanda Lira
Fernanda Rocha Dantas
Felipe de Freitas Magno
Lia Teixeira de Castro Mesquita
Maria Marcilene da Silva

 

Comissão Científica

Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Andréa Bessa Teixeira
Solange Sousa Pinheiro
Aline Mota Albuquerque
Anne Caroline Moraes de Assis