INTRODUÇÃO: A Esquizofrenia é uma psicose em que o paciente apresenta algumas alterações mentais e sociais. Começa tipicamente perto do fim da adolescência ou no início da idade adulta e pode manifesta-se através de delírios, alucinações, sendo ou não bem elaborados. OBJETIVOS: Descrever a experiência de uma escuta a um paciente esquizofrênico, ressaltando os pontos relevantes do seu delírio e comportamento. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência. Foi realizado em um Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) Geral da cidade de Fortaleza por acadêmicos de enfermagem, no mês de abril de 2017. A identidade do paciente foi preservada, garantindo seu anonimato. Assim, respeitou-se as normas éticas e legais da Resolução do Conselho Nacional de Saúde (CNS) N° 466/12. A experiência ocorreu a partir do contato com um paciente durante os dias de estágio, onde se tinha apenas diretrizes para a escuta, sem perguntas já previamente formuladas. RESULTADO: Percebeu-se que não é algo simples escutar o psicótico, e isso gerou um pouco de receio por diversos motivos. Principalmente, pelo fato de o mesmo falar que escutava vozes hostis e ameaçadoras, via coisas estranhas e também pelo sofrimento enfrentado diariamente. O traço persecutório se apresentou com uma postura desconfiada em relação a eles. Isso provocou um questionamento sobre como o paciente estava tomando aquela escuta naquele momento. CONCLUSÃO: Através do presente trabalho, notou-se a importância do aprendizado de uma escuta onde é necessário aprender a lidar com a subjetividade de cada indivíduo, trabalhando com suas limitações e particularidade.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2017!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do V Encontro de Iniciação à Pesquisa, V Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2017 foi “Arte e Conhecimento”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
Comissão Organizadora
Caroliny Uchôa Sales
Ailton Pereira da Silva
Yohrranna Kelly
Nathália Távora Holanda Lira
Fernanda Rocha Dantas
Felipe de Freitas Magno
Lia Teixeira de Castro Mesquita
Maria Marcilene da Silva
Comissão Científica
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Andréa Bessa Teixeira
Solange Sousa Pinheiro
Aline Mota Albuquerque
Anne Caroline Moraes de Assis