ASPECTOS DA TERAPIA NUTRICIONAL PARA PORTADORES DA DOENÇA DE CROHN, UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

  • Autor
  • Valéria Silva de Lima
  • Co-autores
  • Alícia Freitas de Sousa
  • Resumo
  • A doença de crohn (DC) é classificada como uma doença inflamatória intestinal (DII), caracterizada por uma inflamação crônica do trato gastrointestinal (TGI). Indivíduos acometidos com DC apresentam deficiências nutricionais que podem ser manifestadas de diversas formas: perda de peso, hipoalbuminemia, balanço nitrogenado negativo, anemia, deficiência de vitaminas e minerais, podendo afetar a intensidade da resposta inflamatória e, consequentemente, piorar o prognóstico do paciente. Tem por objetivo evidenciar a terapia nutricional como uma alternativa crucial para o tratamento e garantia de uma melhor qualidade de vida para os portadores da Doença de Crohn. Mediante o uso de imunomoduladores para a terapia nutricional (TN) como: glutamina, ácidos graxos de cadeia curta (AGCC), probióticos e prebióticos. Foram realizadas buscas por artigos nas bases de dados Scielo, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Google acadêmico, incluindo também dissertações de mestrado e monografias. Para a pesquisa utilizaram-se palavras como: Doença de Crohn, Terapia Nutricional, Fatores Imunológicos e Doença Inflamatória Intestinal (DII). Não houve certeza suficiente pra dizer que os imunomoduladores auxiliam 100% na remissão da doença de crohn.Concluiu-se que a utilização de nutrientes imunomoduladores é uma terapia interessante e promissora. Contudo, estudos revelam que são necessários novas pesquisas para comprovar a eficácia dos mesmos sobre a doença de crohn.

  • Palavras-chave
  • Doença de Crohn, Fatores Imunológicos, Terapia Nutricional e Doença Inflamatória Intestinal (DII).
  • Área Temática
  • Promoção da Saúde e Tecnologias Aplicadas
Voltar Download

Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2017!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do V Encontro de Iniciação à Pesquisa, V Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2017 foi “Arte e Conhecimento”.

Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.

Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.

 

Boa leitura!

 

Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques

PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA

Comissão Organizadora

Caroliny Uchôa Sales
Ailton Pereira da Silva
Yohrranna Kelly
Nathália Távora Holanda Lira
Fernanda Rocha Dantas
Felipe de Freitas Magno
Lia Teixeira de Castro Mesquita
Maria Marcilene da Silva

 

Comissão Científica

Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Andréa Bessa Teixeira
Solange Sousa Pinheiro
Aline Mota Albuquerque
Anne Caroline Moraes de Assis