O objetivo dessa revisão de literatura foi analisar o efeito da adição de agentes de ligação cruzada de colágeno (biomodificação) em sistemas adesivos sob a adesão dentinária e durabilidade de união resina-dentina relatados por estudos selecionados na literatura. Ultilizou-se uma pesquisa de artigos científicos nas bases de dados Medline e PubMed entre 2007 e 2017 utilizando os descritores “adhesive”, “dentin”, “collagen crosslinker” e “bonding”. Como critérios de exclusão foram excluídos artigos que não incorporaram os agentes nos adesivos, artigos que não avaliaram adesão à dentina e artigos que não usaram agentes naturais. Foram selecionados seis artigos, todos no idioma Inglês. Várias plantas possuem potenciais agentes de ligação cruzada, como uva, açaí, cacau e canela. As proantocianidinas do extrato da semente da uva (Vitis vinífera) demonstraram ser atualmente o melhor agente de biomodificação de colágeno dentinário, apesar de um estudo apresentar alguns efeitos adversos no grau e cinética de polimerização dos adesivos, por serem antioxidantes. Além disso, estudos também relataram pigmentação escurecida da dentina, por serem taninos. Como conclusão, o melhor agente de biomodificação a ser incorporado nos adesivos é o extrato da semente de uva, mas seu uso é indicado em concentrações de até 2%.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2017!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do V Encontro de Iniciação à Pesquisa, V Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2017 foi “Arte e Conhecimento”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
Comissão Organizadora
Caroliny Uchôa Sales
Ailton Pereira da Silva
Yohrranna Kelly
Nathália Távora Holanda Lira
Fernanda Rocha Dantas
Felipe de Freitas Magno
Lia Teixeira de Castro Mesquita
Maria Marcilene da Silva
Comissão Científica
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Andréa Bessa Teixeira
Solange Sousa Pinheiro
Aline Mota Albuquerque
Anne Caroline Moraes de Assis