O panorama da população idoso vem ganhando destaque quanto ao aumento em número dessa faixa etária que carrega consigo estigmas de pessoas fracas, ineficientes ou incapazes, colocando essas pessoas em uma posição não participativa. Excluídas da vida social, econômica e também familiar. No entanto a criação da Política nacional do Idoso e o Estatuto do Idoso garante o direito básico e humano de um ser social que pode ser produtivo e consciente. Dessa forma ações de prevenções são essenciais para inserir o ser idoso neste novo contexto social e tecnológico, evitando o crescimento de idosos senios. Os profissionais de saúde aprenderão a lidar com a particularidades desse público com atividades de educação em saúde para diminuir as limitações na vida de cada um. A participação da família é importante durante as atividades e as terapias em grupo já que a maior parte dessa população tem sua vivência no lar. Dessa forma foi desenvolvida ações com uma equipe multidisciplinar de saúde, 38 idosos e suas respectivas famílias, onde foi possível tirar dúvidas, detectar necessidades sobre o processo de comunicação, realização de palestra interativa sobre higiene pessoal, triagens e momentos de socialização. Os idosos com queixas foram acolhidos e agendados para uma consulta posterior. Durante o encontro foram levados em consideração sua vivência social e familiar. As ações de prevenção e promoção de saúde auditiva contemplam a necessidade da participação de equipes multidisciplinares de saúde e a participação da família durante o processo de envelhecimento minimizando os agravos trazidos com ela.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2017!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do V Encontro de Iniciação à Pesquisa, V Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2017 foi “Arte e Conhecimento”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
Comissão Organizadora
Caroliny Uchôa Sales
Ailton Pereira da Silva
Yohrranna Kelly
Nathália Távora Holanda Lira
Fernanda Rocha Dantas
Felipe de Freitas Magno
Lia Teixeira de Castro Mesquita
Maria Marcilene da Silva
Comissão Científica
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Andréa Bessa Teixeira
Solange Sousa Pinheiro
Aline Mota Albuquerque
Anne Caroline Moraes de Assis