Introdução:A formação em enfermagem em saúde mental é, ainda, pouco procurada e seletiva. Dentre as estratégias de aprendizagem no percurso na disciplina de saúde mental esta a monitoria acadêmica.Baseia-se numa metodologia que oferece ao aluno a capacidade de aumentar o conhecimento da matéria em questão.A maioria dos alunos, quando questionados na faculdade sobre a disciplina em Saúde Mental, reagem de forma apreensiva, a partir desses sentimentos, percebeu-se a importância de utilizar uma ferramenta que considere não apenas os conteúdos, mas a experiência singular de cada um no seu percurso de aprendizagem, o diario de bordo. Objetivo: Discutir como o diário de bordo pode auxiliar no ensino aprendizagem no contexto de monitoria de saúde mental. Metodologia:Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, abordando a construção de um diário de bordo para a monitoria de saúde mental.Resultados e discussões: A construção do diário de bordo foi realizada em três etapas organização dos temas, escolha do conteúdo para cada tema e estruturação física. A partir da construção, foi realizada a apresentação e discussão com os alunos, onde foi observado a dificuldade da escrita individual, sem saber se expressar com as próprias palavras, a preocupação com a avaliação do diário, sendo inviável uma avaliação formal por se tratar de uma escrita subjetiva do discente. Conclusão: Ao finalizar as atividades, esperamos formar enfermeiros em saúde mental mais empoderados. Através dessa nova didática procuramos incentivar uma escrita subjetiva, introduzindo as experiências e percepções dos acadêmicos no seu processo de aprendizagem.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2017!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do V Encontro de Iniciação à Pesquisa, V Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2017 foi “Arte e Conhecimento”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
Comissão Organizadora
Caroliny Uchôa Sales
Ailton Pereira da Silva
Yohrranna Kelly
Nathália Távora Holanda Lira
Fernanda Rocha Dantas
Felipe de Freitas Magno
Lia Teixeira de Castro Mesquita
Maria Marcilene da Silva
Comissão Científica
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Andréa Bessa Teixeira
Solange Sousa Pinheiro
Aline Mota Albuquerque
Anne Caroline Moraes de Assis