EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA E DO COLO UTERINO PARA MULHERES EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE FOTALEZA

  • Autor
  • Joanna Darlen de Sousa Pereira
  • Co-autores
  • Jaqueline Diógenes da Silva , Synara de Fátima Bezerra de Lima , Andreia do Carmo Almeida , Sara Marina de Oliveira Marques , Petra Kelly Rabelo de Sousa Fernandes
  • Resumo
  • Introdução: O câncer de mama é uma afecção causada pela multiplicação anormal das células da mama. É o tipo de câncer mais frequente na mulher brasileira. Já o câncer de colo do útero é o segundo tipo de câncer mais frequente entre as mulheres. Ambos geram impacto no funcionamento físico bem como nos aspectos psicossociais. A educação em saúde é uma estratégia que busca promover melhoria da atenção à saúde, estimulando a participação da população por meio de rodas de conversas, encontros, debates e palestras educativas. Objetivo: Descrever a prática educativa de acadêmicas de enfermagem sobre a prevenção do câncer de mama e do colo uterino em uma escola municipal de Fortaleza-CE. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência da disciplina Saúde Coletiva, desenvolvido por acadêmicas de enfermagem em uma escola da rede pública, localizada na Regional I do município de Fortaleza-CE. A atividade foi desenvolvida em outubro de 2016, por se tratar do mês no combate ao câncer de mama e do colo do útero. A prática educativa escolhida incluiu rodas de conversa e jogo, com o intuito de promover a participação ativa das pessoas. Resultados e Discussão: Participaram da palestra 42 pessoas, sendo sete homens e 35 mulheres com idades entre 16 e 38 anos. Para nortear os encontros, foi utilizado o Caderno de Atenção Básica nº 13 do Ministério da Saúde que aborda o controle dos cânceres do colo do útero e da mama. Para a realização das dinâmicas, partiu-se das seguintes questões: o que é o câncer de mama e de colo do útero, fatores de risco, manifestações clínicas, prevenção e detecção precoce, autoexame das mamas e suas técnicas, vacinação contra o HPV, exame Papanicolau, diagnósticos e tipos de tratamento. O encontro se deu em dois momentos. Inicialmente, os participantes foram colocados em círculo para uma roda de conversa sobre o conhecimento prévio do grupo sobre os temas em questão. No segundo momento, foram ensinadas as técnicas do autoexame das mamas, utilizando peça anatômica. Após a roda de conversa, foi realizado um jogo educativo para avaliar a compreensão do conteúdo repassado. Considerações Finais: Os participantes aprovaram a atividade e se sentiram motivados a participar com perguntas e repetição do autoexame das mamas, sendo esclarecidas as dúvidas levantadas. Percebeu-se que, ainda hoje, as mulheres sentem dificuldade na realização do autoexame e que poucas realizavam o exame Papanicolau anual de rotina. O jogo educativo e a roda de conversa facilitaram o processo de ensino – aprendizagem, tanto para os discentes como para os participantes. A experiência desenvolvida fortificou o conhecimento de homens e mulheres sobre o câncer de mama e do colo do útero, contribuindo dessa forma para a promoção da saúde.

  • Palavras-chave
  • Câncer de Mama, Câncer Uterino, Autoexame das Mamas, Educação em Saúde.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Promoção da Saúde e Tecnologias Aplicadas
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Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2017!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do V Encontro de Iniciação à Pesquisa, V Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2017 foi “Arte e Conhecimento”.

Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.

Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.

 

Boa leitura!

 

Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques

PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA

Comissão Organizadora

Caroliny Uchôa Sales
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Yohrranna Kelly
Nathália Távora Holanda Lira
Fernanda Rocha Dantas
Felipe de Freitas Magno
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Comissão Científica

Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
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