Introdução: A sexualidade é uma parte integral da personalidade do ser humano e a adolescência é um momento de redescoberta, considerando que a sexualidade é constituída ao longo da vida, ou seja, compreende a história pessoal de cada indivíduo desde sua infância. O desenvolvimento sexual do adolescente sofre, então, as influências dele próprio, da família, de seus companheiros e da sua cultura. Objetivo: Relatar a experiência vivenciada por graduandos de enfermagem na educação em saúde sobre sexualidade para adolescentes de uma escola pública do município de Fortaleza-CE. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência em Saúde do Adolescente, desenvolvido por acadêmicos de enfermagem durante as práticas do estágio supervisionado, em uma escola da rede pública localizada na Regional I do município de Fortaleza-CE, no período de 07 de outubro a 04 de novembro de 2016. A prática educativa escolhida foi oficinas. Resultados e discussão: Participaram dos encontros, 57 adolescentes, sendo 22 alunos do 9º ano, 20 alunos do 8º ano e 15 alunos do 7º ano, com idades entre 13 e 18 anos. Para nortear os encontros, utilizou-se de estratégias de grupo propostas por Balduíno Antonio Andreola na obra “Dinâmica de grupo: jogo da vida e didática do futuro”. Para a realização das dinâmicas de grupo, partiu-se das seguintes questões: anatomia e fisiologia do corpo e suas principais alterações no crescimento puberal, métodos contraceptivos e a gravidez na adolescência, além de esclarecer as principais dúvidas levantadas sobre essas questões. Cosiderações Finais: Durante as oficinas, percebemos que os adolescentes são bombardeados com informações transmitidas pela internet, companheiros de grupo, mídias e outros meios de comunicação que os deixam inteirados sobre diversos assuntos, entretanto, essas informações podem influenciar negativamente o modo de vida deles. Com isso, consideramos que a escola constitui um espaço adequado para ações educativas de enfermagem voltada para saúde do adolescente.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2017!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do V Encontro de Iniciação à Pesquisa, V Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2017 foi “Arte e Conhecimento”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
Comissão Organizadora
Caroliny Uchôa Sales
Ailton Pereira da Silva
Yohrranna Kelly
Nathália Távora Holanda Lira
Fernanda Rocha Dantas
Felipe de Freitas Magno
Lia Teixeira de Castro Mesquita
Maria Marcilene da Silva
Comissão Científica
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Andréa Bessa Teixeira
Solange Sousa Pinheiro
Aline Mota Albuquerque
Anne Caroline Moraes de Assis