A enfermagem só conseguiu se consolidar como ciência e arte porque produziu uma linguagem específica que atribuiu significado aos elementos fundamentais da profissão. Esta linguagem específica pode ser representada pelas teorias de enfermagem. As teorias de enfermagem podem ser definidas como uma articulação organizada, coerente e sistemática de um conjunto de afirmações relacionadas às perguntas significativas de uma disciplina. Desta forma, este estudo tem como objetivo refletir sobre as teorias de enfermagem e sua aplicabilidade prática na assistência de enfermagem. Para isso, foi realizado um estudo teórico-reflexivo, com analise da literatura expressa em artigos científicos, selecionados no Google Acadêmico e bases de dados Scielo. Foram selecionadas as teorias de Florence Nightingale, Imogenes King, Dorothea Orem, Callista Roy e Wanda Horta, a partir das quais foram descritos o princípio teórico de cada teoria e sua correlação com a prática assistencial de enfermagem. Pode-se concluir que as teorias de enfermagem são de suma importância para a assistência de enfermagem, uma vez que fornecem um subsídio teórico para o desenvolvimento do processo de enfermagem.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2017!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do V Encontro de Iniciação à Pesquisa, V Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2017 foi “Arte e Conhecimento”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
Comissão Organizadora
Caroliny Uchôa Sales
Ailton Pereira da Silva
Yohrranna Kelly
Nathália Távora Holanda Lira
Fernanda Rocha Dantas
Felipe de Freitas Magno
Lia Teixeira de Castro Mesquita
Maria Marcilene da Silva
Comissão Científica
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Andréa Bessa Teixeira
Solange Sousa Pinheiro
Aline Mota Albuquerque
Anne Caroline Moraes de Assis