IMPORTÂNCIA DE ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO NUTRICIONAL VOLTADA PARA POPULAÇÃO IDOSA

  • Autor
  • ALANA CARVALHO FERREIRA
  • Co-autores
  • VALERIA SILVA DE LIMA , CARLOS JORGE MACIEL , TAINA CUNHA RODRIGUES , EVA DE VASCONCELOS LIMA
  • Resumo
  • O presente trabalho tem por objetivo analisar estratégias de educação nutricional voltadas para a população idosa no intuito de verificar se estas têm ou não relevância na melhoria da qualidade de vida desta faixa etária. O envelhecimento é um processo biológico natural, no qual envolve algum declínio das funções fisiológicas como a diminuição da massa muscular, perdas sensoriais, alterações gastrointestinais e neurológicas. Diante de tantas mudanças, a vários fatores que interferem na alimentação, tais como: dificuldade de mastigação, devido à perda total da dentição ou por uso de próteses mal elaboradas, constipação intestinal pela dieta pobre em fibras e baixa ingesta de água, dentre outros. A nutrição torna-se essencialmente importante, no intuito da promoção à saúde e na prevenção de doenças, além do retardo no progresso de patologias crônicas relacionadas à nutrição. As estratégias de educação nutricional têm como intuito transmitir informações de forma clara, dinâmica, adequadas as necessidades do ser humano com o objetivo de abordar aspectos de mudança de hábitos alimentares inadequados à saúde.

  • Palavras-chave
  • Avaliação nutricional, educação nutricional, idosos.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Promoção da Saúde e Tecnologias Aplicadas
Voltar

Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2017!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do V Encontro de Iniciação à Pesquisa, V Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2017 foi “Arte e Conhecimento”.

Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.

Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.

 

Boa leitura!

 

Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques

PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA

Comissão Organizadora

Caroliny Uchôa Sales
Ailton Pereira da Silva
Yohrranna Kelly
Nathália Távora Holanda Lira
Fernanda Rocha Dantas
Felipe de Freitas Magno
Lia Teixeira de Castro Mesquita
Maria Marcilene da Silva

 

Comissão Científica

Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Andréa Bessa Teixeira
Solange Sousa Pinheiro
Aline Mota Albuquerque
Anne Caroline Moraes de Assis