A importância do uso de protetores bucais na prática esportiva – revisão de literatura
Introdução: A sociedade atualmente está vivenciando grandes mudanças em seu estilo de vida, incluindo cada vez mais hábitos saudáveis em sua rotina. Em busca de uma melhora na qualidade de vida, observa-se o crescimento do número de pessoas nas práticas esportivas. Os esportes, como se sabe, são importantes e é recomendado por diversos especialistas como prática de exercício para se ter uma vida saudável, vale ressaltar também a competitividade e também podemos considerar que o esporte é apenas um hobby para algumas pessoas, sem ter qualquer relação profissional, porém devemos lembrar que há uma incidência de acidentes envolvendo o complexo bucomaxilar e por isso a utilização de protetores bucais é extremamente importante para manter a integridade da saúde física, psicológica e até imunológica daqueles que praticam alguma atividade esportiva, principalmente as de contato físico. Objetivo: O proposito desse trabalho é apresentar uma revisão de literatura referente ao uso de protetores bucais na pratica esportiva para prevenção de traumas bucais. Metodologia: as palavras chaves utilizadas foram protetor bucal, odontologia do esporte e prevenção; as bases de dados Pubmed e scielo, os critérios de inclusão dos artigos foram; língua inglesa, publicação nos últimos 10 anos, como critério de exclusão; artigos em outras línguas, não disponíveis na integra, após a busca foram encontrados dez artigos, após a leitura dos títulos e resumos ficaram cinco artigos. Resultados: os protetores bucais podem ser classificados em 3 tipos: os Termoplásticos, Estoque e Personalizado, sendo o último o mais indicado. E mesmo sabendo da existência (80%), poucos utilizam os protetores. Vale ressaltar que o cirurgião dentista deve prevenir e tratar pessoas que sofram quaisquer traumas não apenas dentário, mas na face como um todo e mesmo sabendo-se disto, as indicações do uso dos protetores advindos dos dentistas se mostrou praticamente inexpressiva, sendo necessário uma maior divulgação na utilização desses protetores. Visto que ha importância no uso dos protetores bucais deve-se realizar palestras de conscientização sobre o uso não apenas com as pessoas que praticam o esporte, como também os treinadores e até mesmo familiares para o incentivo, pois comprovado também por pesquisas mesmo depois de traumas faciais ou dentários o uso deles pelos praticantes não se mostrou relevante. Conclusão: A utilização de protetores bucais torna-se um método eficaz de prever as injurias na região bucal, no entanto deve ser mais divulgado.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2017!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do V Encontro de Iniciação à Pesquisa, V Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2017 foi “Arte e Conhecimento”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
Comissão Organizadora
Caroliny Uchôa Sales
Ailton Pereira da Silva
Yohrranna Kelly
Nathália Távora Holanda Lira
Fernanda Rocha Dantas
Felipe de Freitas Magno
Lia Teixeira de Castro Mesquita
Maria Marcilene da Silva
Comissão Científica
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Andréa Bessa Teixeira
Solange Sousa Pinheiro
Aline Mota Albuquerque
Anne Caroline Moraes de Assis