TRANSPLANTE DENTÁRIO COMO ALTERNATIVA DE REABILITAÇÃO DE DENTES POSTERIORES PERDIDOS OU INDICADOS PARA EXODONTIA.

  • Autor
  • Lívia de Melo Mentros
  • Co-autores
  • Estafaní Araújo Feitosa , Suzana Vasconcelos da Costa , Jorge Francisco Fiamengui Filho , Augusto Darwin Moreira de Araújo Lima , Clessius Ferreira Xavier
  • Resumo
  • O autotransplante dentário consiste na transposição cirúrgica e reposicionamento de um dente de um local da boca para outro no mesmo indivíduo. É uma técnica de reabilitação oral principalmente usada em crianças e adolescentes. Diante da relevância do assunto, esse trabalho tem como objetivo realizar uma revisão de literatura acerca do transplante dental autógeno, abordando também suas recentes evoluções. Foi utilizada uma busca nas bases de dados Pubmed e Ebsco, nos últimos 5 anos, utilizando como palavras chaves: Transplantation Autologous and Tooth First Molar. Foram selecionados artigos de relato de caso, pesquisa clínica e escritos em língua inglesa. A técnica de autotransplante dental possui um baixo custo e tem altas taxas de sucesso, proporcionando um excelente resultado em crianças e adolescentes. Tem entre suas vantagens ser um método de substituição dentária biologicamente compatível, que promove a recuperação em um curto período, com a preservação do ligamento periodontal, estimulando a formação óssea, resultando na manutenção da altura óssea alveolar, e permitindo a preservação mecânica, nutritiva e sensorial do elemento transplantado. Embora seja uma técnica com resultados satisfatórios a longo prazo, seu uso e indicações na clínica odontológica são pouco aplicados desde o advento dos implantes osseointegrados. O sucesso dos transplantes dentários é comparável ao sucesso da reabilitação com os implantes dentários, tendo a vantagem de o paciente permanecer com estruturas anatômicas preservadas e não fazer uso de qualquer dispositivo protético, o que apresenta níveis de satisfação superiores ao dos implantes dentários.

  • Palavras-chave
  • Teeth, Autogenous transplant, Transplantation, Third molar, Canine, Molar.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Processo de Cuidar
Voltar

Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2017!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do V Encontro de Iniciação à Pesquisa, V Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2017 foi “Arte e Conhecimento”.

Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.

Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.

 

Boa leitura!

 

Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques

PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA

Comissão Organizadora

Caroliny Uchôa Sales
Ailton Pereira da Silva
Yohrranna Kelly
Nathália Távora Holanda Lira
Fernanda Rocha Dantas
Felipe de Freitas Magno
Lia Teixeira de Castro Mesquita
Maria Marcilene da Silva

 

Comissão Científica

Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Andréa Bessa Teixeira
Solange Sousa Pinheiro
Aline Mota Albuquerque
Anne Caroline Moraes de Assis