APLICANDO O MÉTODO EPIDEMIOLÓGICO: A PRÁXIS DO ALUNO MONITOR NA DESCRIÇÃO DOS CASOS DE AIDS

  • Autor
  • Francisco Felipe de Sousa Vasconcelos
  • Co-autores
  • Cristiana Ferreira da Silva , Atila Moura Teixeira , Lia Maria Moura da Costa , Daniele Keuly Martins da Silva , Maria Graziele Lopes Silva
  • Resumo
  • Trata-se de um estudo epidemiológico descritivo de abordagem quantitativa, que objetivou descrever variáveis epidemiológicas dos casos de aids notificados ao Núcleo de Epidemiologia de hospital de referência da região metropolitana de Fortaleza sumarizadas pelos monitores da disciplina de Epidemiologia da Fametro. Os dados foram coletados com base em fichas de Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) e selecionados os fatores relevantes aplicando os conhecimentos adquiridos em sala de aula sobre Epidemiologia Descritiva, que incluem Tempo, Pessoa e Lugar. Foram totalizadas 419 fichas, nas quais 172 (64,96%) do sexo feminino, e 319 (35,03%) do sexo masculino, a sua maioria se considerava de cor parda e tinha o ensino médio completo. A categoria de exposição heterossexual foi a mais encontrada entre os casos de aids analisado. O município do estudo obteve o maior numero de casos e o ano com maior incidência de notificação foi 2016.

     

  • Palavras-chave
  • Perfil Epidemiológico, Aids, Epidemiologia Descritiva, Monitoria
  • Área Temática
  • Promoção da Saúde e Tecnologias Aplicadas
Voltar Download

Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2017!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do V Encontro de Iniciação à Pesquisa, V Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2017 foi “Arte e Conhecimento”.

Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.

Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.

 

Boa leitura!

 

Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques

PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA

Comissão Organizadora

Caroliny Uchôa Sales
Ailton Pereira da Silva
Yohrranna Kelly
Nathália Távora Holanda Lira
Fernanda Rocha Dantas
Felipe de Freitas Magno
Lia Teixeira de Castro Mesquita
Maria Marcilene da Silva

 

Comissão Científica

Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Andréa Bessa Teixeira
Solange Sousa Pinheiro
Aline Mota Albuquerque
Anne Caroline Moraes de Assis