Introdução: Diabetes mellitus é um distúrbio metabólico resultante de alterações na secreção e/ou ação da insulina, sendo um dos tratamentos a administração de insulina exógena. Dessa forma, é importante a orientação adequada para os pacientes insulinodependentes, para que estes saibam a forma correta de conservação e aplicação da insulina, e assim possam garantir o controle glicêmico. Objetivo: Descrever uma atividade educativa realizada com pacientes insulinodependentes em uma Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS). Métodologia: Trata-se de um relato de experiência de uma prática educativa com sete pacientes insulinodependentes em uma UAPS, Fortaleza-CE, em dezembro de 2016. A atividade ocorreu em duas etapas: 1ª – Discussão acerca do armazenamento da insulina, preparo da dose medicamentosa prescrita, via de administração, locais de aplicação e o destino final do descarte das agulhas, sendo utilizado um banner com figuras ilustrativas para melhorar a compreensão dos participantes; 2ª – Atividade avaliativa, na qual foi utilizado um dado a ser lançado pelos participantes, de forma que cada face do dado continha uma pergunta a ser respondida pelos mesmos. O estudo respeitou os princípios éticos. Resultados e dicussão: Durante a atividade os pacientes foram participativos, esclarecendo suas dúvidas sobre a insulina. Observou-se que muitos pacientes tinham práticas errôneas na conservação, aplicação e descarte da insulina, sendo importante destacar que muitos administravam doses diferentes das contidas na prescrição médica, o que dificulta o controle glicêmico. Na atividade avaliativa os participantes acertaram as perguntas feitas, com boa interação entre todos. Considerações Finais: A atividade evidenciou a importância da orientação adequada acerca do uso correto da insulina, visto que muitos participantes não possuíam conhecimento adequado. Nesse sentido, o enfermeiro, enquanto educador em saúde, deve buscar estratégias eficazes para promover assistência de qualidade a esses pacientes.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2017!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do V Encontro de Iniciação à Pesquisa, V Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2017 foi “Arte e Conhecimento”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
Comissão Organizadora
Caroliny Uchôa Sales
Ailton Pereira da Silva
Yohrranna Kelly
Nathália Távora Holanda Lira
Fernanda Rocha Dantas
Felipe de Freitas Magno
Lia Teixeira de Castro Mesquita
Maria Marcilene da Silva
Comissão Científica
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Andréa Bessa Teixeira
Solange Sousa Pinheiro
Aline Mota Albuquerque
Anne Caroline Moraes de Assis