ATIVIDADE EDUCATIVA SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA

  • Autor
  • Andréa do Carmo Almeida
  • Co-autores
  • Sara Marina de Oliveira Marques , Jaqueline Diógenes da Silva , Synara de Fátima Bezerra de Lima , Leidiane Minervina Moraes de Sabino , Joanna Darlen de Sousa Pereira
  • Resumo
  • Introdução: O câncer atinge milhões de pessoas e é uma das principais causas de adoecimento e morte no mundo. Entre os homens, o câncer de próstata tem sido o segundo tipo de neoplasia mais frequente. Ele pode ser detectado quando os primeiros sintomas surgem, como a dificuldade de urinar e a dor lombar. Assim, é importante que os homens tenham conhecimento sobre esse tipo de câncer, para que possam detectá-lo precocemente. Objetivo: Descrever uma atividade educativa realizada com usuários de uma unidade de atenção primaria à saúde (UAPS) acerca do câncer de próstata. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência de uma atividade educativa realizada com pessoas em uma sala de espera de uma UAPS, do município de Fortaleza-CE, em novembro de 2016. Na atividade educativa abordamos as seguintes temáticas: prevalência do câncer de próstata, sinais e sintomas, diagnóstico precoce, exames realizados e tratamento. Para a realização do estudo confeccionou-se um cartaz ilustrativo no qual era retratado o órgão reprodutor masculino, facilitando a visualização da localização da próstata. O presente estudo respeitou os princípios éticos. Resultados e discussões: Durante a atividade as pessoas mostraram interesse em entender mais sobre o assunto, e os homens em geral fizeram mais perguntas, tendo a oportunidade de expor suas dúvidas acerca do assunto, que foram sanadas no decorrer da atividade educativa. A utilização do banner foi bem aceito, tendo ajudado na visualização de como aquele câncer realmente poderia causar os sinais e sintomas que foram apresentados. Ao final da atividade os participantes demostraram-se satisfeitos com as informações que receberam. Consideração final: A atividade educativa gerou resultados positivos frente à reação do público, que buscou tirar suas dúvidas e participou ativamente. Além disso, destaca-se a importância de realizar atividades educativas no ambiente da atenção primaria, sendo oportuna a discussão acerca da saúde do homem.

  • Palavras-chave
  • Saúde do Homem, Neoplasias da próstata, Educação em saúde, Enfermagem.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Promoção da Saúde e Tecnologias Aplicadas
Voltar

Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2017!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do V Encontro de Iniciação à Pesquisa, V Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2017 foi “Arte e Conhecimento”.

Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.

Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.

 

Boa leitura!

 

Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques

PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA

Comissão Organizadora

Caroliny Uchôa Sales
Ailton Pereira da Silva
Yohrranna Kelly
Nathália Távora Holanda Lira
Fernanda Rocha Dantas
Felipe de Freitas Magno
Lia Teixeira de Castro Mesquita
Maria Marcilene da Silva

 

Comissão Científica

Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Andréa Bessa Teixeira
Solange Sousa Pinheiro
Aline Mota Albuquerque
Anne Caroline Moraes de Assis