Este trabalho retrata um relato de experiência produzido a partir da prática como monitor da disciplina de bioquímica através do programa de monitoria ofertado pela Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza – FAMETRO, com a finalidade de divulgar os benefícios em via de mão dupla da monitoria para o discente e o docente, suas contribuições para processo de ensino-aprendizagem no Ensino Superior e seus impactos significativos nas metodologias, nas trocas de conhecimento e no apoio das atividades práticas. A metodologia utilizada foi de observação da própria experiência como monitor, durante as 40 horas mensais nos meses de Janeiro a Julho de 2017, distribuídas entre monitorias em sala de aula, leitura de textos e artigos, elaboração de estudos dirigidos e outros mais. Os resultados se mostraram significativos quanto à melhoria das habilidades e dificuldades enfrentadas no começo do programa e quanto à maior percepção das vantagens concedidas para o discente em sua trajetória profissional e em seu futuro na docência no Ensino Superior através das práticas da monitoria, sendo possível visualizar também benefícios para o orientador em suas limitações de interação com os alunos de várias turmas e possibilitando também a sua própria valorização no meio pedagógico. Portanto, é de suma importância que as monitorias venham a crescer no Ensino Superior, proporcionando o espírito de coletividade entre aluno-monitor e monitor-orientador em detrimento de um aprendizado cada vez mais rico.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2017!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do V Encontro de Iniciação à Pesquisa, V Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2017 foi “Arte e Conhecimento”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
Comissão Organizadora
Caroliny Uchôa Sales
Ailton Pereira da Silva
Yohrranna Kelly
Nathália Távora Holanda Lira
Fernanda Rocha Dantas
Felipe de Freitas Magno
Lia Teixeira de Castro Mesquita
Maria Marcilene da Silva
Comissão Científica
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Andréa Bessa Teixeira
Solange Sousa Pinheiro
Aline Mota Albuquerque
Anne Caroline Moraes de Assis