Os métodos de limpeza das próteses dentárias incluem limpeza mecânica e química, principalmente. A limpeza mecânica envolve a remoção de placa usando uma escova de dentes e a química que remove e mata microrganismos usando drogas, como limpadores de próteses dentárias. As próteses são estruturas de superfície porosa e irregular que propiciam acúmulo de bactérias e fungos levando a estomatite. A estomatite dentária é uma das condições inflamatórias mais comuns que afetam os portadores de próteses dentárias onde a maioria é colonizada por Candida albicans. Esse trabalho teve como objetivo revisar a literatura sobre os tipos de higienizadores de próteses dentárias, eficácia na eliminação de C. albicans e seus métodos de uso. Os métodos de pesquisa incluíram buscas eletrônicas de banco de dados no Medline e Pubmed a partir de 2007 até agosto de 2017, usando termos MeSH e palavras-chave relacionados à pesquisa. Não foram aplicadas restrições de idioma. Após aplicação dos critérios de inclusaço e exclusão, 6 artigos foram selecionados no estudo. Conclui-se que a limpeza ultrassônica é um método mecânico e funcional apropriado. O adesivo de dentadura aumenta a adesão de C. albicans na superfície da prótese e a clorexidina deve ser a primeira escolha em vez de um limpador, quando utilizado adesivo. Os comprimidos de limpeza para próteses oferecem uma boa combinação de eficácia microbiana, compatibilidade de material, e a utilização de uma escova dental e o uso diário de um limpador de prótese deve ser recomendado para reduzir microrganismos.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2017!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do V Encontro de Iniciação à Pesquisa, V Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2017 foi “Arte e Conhecimento”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
Comissão Organizadora
Caroliny Uchôa Sales
Ailton Pereira da Silva
Yohrranna Kelly
Nathália Távora Holanda Lira
Fernanda Rocha Dantas
Felipe de Freitas Magno
Lia Teixeira de Castro Mesquita
Maria Marcilene da Silva
Comissão Científica
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Andréa Bessa Teixeira
Solange Sousa Pinheiro
Aline Mota Albuquerque
Anne Caroline Moraes de Assis