O sorriso gengival é encontrado em pacientes com exposição excessiva do periodonto. A etiologia pode estar ligada ao crescimento vertical em excesso, extrusão dento-alveolar, lábio superior curto,hiper-atividade do lábio superior, erupção passiva alterada ou a combinação destes fatores. O correto diagnóstico das causas associadas a essa alteração assim como avaliação de características clínicas e dimensões anatômicas são de fundamental importância previamente a abordagem do paciente, para determinar possibilidades de tratamento e prognóstico do caso. O presente estudo objetivou relatar o caso de um paciente com erupção passiva alterada, que apresentava coroas clínicas curtas, aumento de exposição do tecido mole ao sorrir. Paciente NKPA, sexo feminino, 26 anos, procurou atendimento no Complexo Odontológico da Fametro insatisfeita com seu sorriso referindo expor muito a gengiva quando sorria. A partir da avaliação clínica e radiográfica, foi planejado o aumento de coroa clínica, pois as mesmas apresentavam-se menores do que a coroa anatômica, principalmente na região anterior superior do sorriso. Para o procedimento cirúrgico, foi realizada anestesia infiltrativa, gengivectomia com incisão em bisel interno removendo margem gengival livre em região de incisivos centrais, caninos e incisivos laterais a partir de planejamento cirúrgico, sondagem transgengival, descolamento de retalho gengival, osteotomia utilizando alta rotação com remoção horizontal de osso alveolar e margem vertical em região cervical em todos os elementos envolvidos. Reposicionamento de retalho e sutura interdental simples. Após 4 meses de controle pós-operatório, os resultados obtidos foram satisfatórios, com o aumento de coroas clínicas e a menor exposição do tecido mole ao sorrir, diminuindo como consequência o sorriso gengival.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2017!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do V Encontro de Iniciação à Pesquisa, V Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2017 foi “Arte e Conhecimento”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
Comissão Organizadora
Caroliny Uchôa Sales
Ailton Pereira da Silva
Yohrranna Kelly
Nathália Távora Holanda Lira
Fernanda Rocha Dantas
Felipe de Freitas Magno
Lia Teixeira de Castro Mesquita
Maria Marcilene da Silva
Comissão Científica
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Andréa Bessa Teixeira
Solange Sousa Pinheiro
Aline Mota Albuquerque
Anne Caroline Moraes de Assis