Introdução: No final do século XX, vimos uma revolução no conceito da sexualidade e, essas mudanças repercutiram na vida sexual do idoso. Não se concebe, hoje, a sexualidade ligada apenas à função reprodutiva, mas como fonte de prazer e de realização em todas as idades, porém podem existir limitações para se viver plenamente a sexualidade na velhice, o que pode haver em todas as idades, mas é preciso tentar superá-las ou minimizá-las. No entanto, ao analisarmos o processo de envelhecimento, percebemos que uma das áreas que desperta acentuada polêmica, sendo ainda cercada por tabus e preconceitos, é a sexualidade na terceira idade. Objetivo: Relatar a experiência vivenciada por acadêmicas de enfermagem na educação em saúde sobre sexualidade para idosas. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência de uma atividade educativa sobre sexualidade realizada no grupo de idosas “Construindo a Melhor Idade”, grupo de extensão da Faculdade Metropolitana de Fortaleza (FAMETRO), no período de junho de 2017. A prática educativa escolhida foi uma oficina com a utilização de um jogo educativo. Resultados e discussões: Participaram do encontro 25 idosas. A atividade teve como tema central “Sexualidade na Terceira Idade em um Diálogo Aberto: Tabus e Realidade”, onde o principal objetivo foi analisar como as idosas retratavam e vivenciavam a sexualidade na terceira idade. A ferramenta utilizada foi um jogo de tabuleiro juntamente com um dado. As idosas foram divididas em três grupos, cada grupo tinha o direito de jogar o dado e, conforme a numeração sorteada, avançavam as casas; em cada casa havia um envelope, que continha perguntas, dinâmicas, informações sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis, mitos e desafios acerca da sexualidade. Considerações finais: Com a tendência do envelhecimento da população brasileira, é imprescindível que assuntos como este sejam mais abordados de maneira simples e prática. As idosas foram bastante participativas e foi notório que a maioria possuía conhecimento e curiosidades sobre o assunto e não se negaram em se envolver na dinâmica. Referências: UCHÔA, Y.S. COSTA, D.C.A. JUNIOR, I.A.P.S. et al. A sexualidade sobre o olhar da pessoa idosa. Rev. Bras. Geriatr. Gerontol., Rio de Janeiro, n. 19, v. 6, p. 939-949, 2016.
Descritores: Idoso. Sexualidade. Educação.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2017!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do V Encontro de Iniciação à Pesquisa, V Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2017 foi “Arte e Conhecimento”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
Comissão Organizadora
Caroliny Uchôa Sales
Ailton Pereira da Silva
Yohrranna Kelly
Nathália Távora Holanda Lira
Fernanda Rocha Dantas
Felipe de Freitas Magno
Lia Teixeira de Castro Mesquita
Maria Marcilene da Silva
Comissão Científica
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Andréa Bessa Teixeira
Solange Sousa Pinheiro
Aline Mota Albuquerque
Anne Caroline Moraes de Assis