Introdução: A adolescência corresponde a um período de diversas transformações psicobiológicas, sociais e culturais. De acordo com o Ministério da Saúde, o período da adolescência corresponde à faixa etária entre 10 e 19 anos (BRASIL, 2010, p. 46). Este é um período em que se esperam inúmeros questionamentos, sendo um deles o reconhecimento da identidade. As descobertas sobre o autoconhecimento envolvem questões como: gênero, sexo e orientação sexual. Dentro dessa perspectiva, o enfermeiro exerce papel importante na criação de estratégias para orientar sobre tais questionamentos, sendo o ambiente escolar propício para a discussão dessas temáticas. O território escolar desempenha grande influência na construção do indivíduo e é nesse contexto onde o enfermeiro pode intervir com práticas orientadoras e construtoras de conhecimento. Objetivos: Descrever a experiência acadêmica de uma atividade educativa sobre a descoberta da sexualidade na adolescência. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, desenvolvido a partir da vivência no campo de estágio do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza- FAMETRO, em uma Clínica Escola da própria FAMETRO, em Fortaleza - CE, em maio de 2017. Realizou-se levantamento bibliográfico sobre o tema e, posteriormente, uma atividade educativa para um grupo de adolescentes, alunos do Ensino Médio de uma escola estadual de Fortaleza - CE. A atividade foi desenvolvida em três etapas. Na primeira etapa organizou-se uma roda de conversa, onde houve a exposição do objetivo proposto e uma breve explanação sobre o assunto “Descoberta da Sexualidade”. Na segunda etapa, utilizou-se o recurso o “Jogo do Dado”, onde em cada face do dado havia figuras representando várias opções sexuais, como por exemplo: homossexualidade feminina e masculina, transgênero, heterossexualidade, bissexualidade e adrógino. Alguns adolescentes tiveram a oportunidade de jogar o dado, e de acordo com a figura correspondente o mesmo era questionado sobre qual orientação sexual e o sexo biológico que estava sendo representado. Na terceira da atividade foi distribuída uma folha, sem necessidade de identificação, para cada aluno representar de forma criativa aspectos que identificassem seu sexo biológico, orientação sexual e identidade de gênero. Resultados: Durante a execução da prática, os adolescentes estavam entusiasmados com o assunto a ser discutido, porém alguns estavam com receio de falar sobre o assunto no início da atividade. Todavia, no decorrer da atividade os participantes sentiram-se mais confortáveis e participaram ativamente. Durante a segunda etapa da atividade os adolescentes ficaram com um pouco de receio em não identificar corretamente o que era solicitado pelo grupo, porém as dúvidas que eles apresentavam eram esclarecidas imediatamente, e em pouco tempo já estavam conseguindo identificar corretamente as figuras expostas nas faces do dado. Foi um momento de grande interação, favorecendo o aprendizado acerca da temática discutida, visto que conceitos básicos sobre o assunto que não eram compreendidos no início foram compreendidos ao final da atividade. Esse momento proporcionou aos acadêmicos de enfermagem a participação ativa em um ambiente extra hospitalar, sendo possível ampliar a visão sobre promoção da saúde a um público diferenciado no ambiente escolar. Conclusão: É de suma importância realizar educação e promoção da saúde para o público adolescente, haja vista que é uma fase de muitas dúvidas e mudanças. Realizar tais atividades de educação voltada para este tema é de interesse do enfermeiro, pois este pode lidar com o adolescente in loco, atuando ativamente com boas práticas de promoção da saúde.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2017!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do V Encontro de Iniciação à Pesquisa, V Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2017 foi “Arte e Conhecimento”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
Comissão Organizadora
Caroliny Uchôa Sales
Ailton Pereira da Silva
Yohrranna Kelly
Nathália Távora Holanda Lira
Fernanda Rocha Dantas
Felipe de Freitas Magno
Lia Teixeira de Castro Mesquita
Maria Marcilene da Silva
Comissão Científica
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Andréa Bessa Teixeira
Solange Sousa Pinheiro
Aline Mota Albuquerque
Anne Caroline Moraes de Assis