A Biossegurança baseia-se em um conjunto de ações que são direcionadas para a prevenção, minimização e até mesmo eliminação dos riscos gerados no consultório odontológico ou na clínica odontológica. É um meio preventivo de transmissão de doenças, injúrias produzidas por produtos químicos e físicos, descarte de lixos, ergonomia etc. O descuído, a não observância das regras e dos métodos corretos de esterilização e a falta de imunização são fatores que levam a um ambiente de trabalho propício à infecção cruzada estando sujeitos a inúmeras doenças sendo o uso dos equipamentos de proteção individual um dos mais eficaz para a evitar as infecções cruzadas, além disso os docentes e discentes da odontologia devem estar atentos aos riscos biológicos e químicos presentes em seus cotidianos, havendo a necessidade de alertá-los sobre a importância do cumprimento das normas universais de biossegurança no seu ambiente de trabalho. A Biossegurança no serviço de saúde exige dos profissionais treinamento e orientação e para isso a presente revisão de literatura teve como objetivo confeccionar o manual de biossegurança da clínica escola de odontologia da FAMETRO.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2017!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do V Encontro de Iniciação à Pesquisa, V Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2017 foi “Arte e Conhecimento”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
Comissão Organizadora
Caroliny Uchôa Sales
Ailton Pereira da Silva
Yohrranna Kelly
Nathália Távora Holanda Lira
Fernanda Rocha Dantas
Felipe de Freitas Magno
Lia Teixeira de Castro Mesquita
Maria Marcilene da Silva
Comissão Científica
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Andréa Bessa Teixeira
Solange Sousa Pinheiro
Aline Mota Albuquerque
Anne Caroline Moraes de Assis