A constipação intestinal faz parte das doenças funcionais que acometem o intestino, provocando alterações na motilidade, tendo características a eliminação de fezes endurecidas e/ou com rachaduras causando dor ao evacuar. Considerada um problema frequente na infância pelo desmame precoce, introdução de alimentos com baixo teor de fibras e ingestão hídrica, e tem difícil diagnóstico pela inexpressão dos sintomas. O objetivo do presente trabalho foi descrever, através da literatura, a contribuição da nutrição na constipação intestinal pediátrica. Foi pesquisado via internet nas bases de dados: Scielo, Bireme e Google Acadêmico, no idioma português, utilizando os descritores: “criança”, “fibras”, “pediatria”, “nutrição” e “constipação”. A introdução de alimentos funcionais como fibras, prebióticos, probióticos, simbióticos e água mineral é de extrema importância na regulação intestinal. As principais fontes são grãos integrais, verduras, frutas, farelos de aveia. Estudos revelam que o diagnóstico e início de tratamento precoce diminui o índice de complicações, fazendo-se necessário instituir e divulgar ações, medidas preventivas e terapêuticas. Conclui-se que a alimentação saudável, adequada e equilibrada é de fundamental importância para crianças com constipação, sendo possível minimizar o desconforto com alimentos funcionais causado por essa patologia.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2017!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do V Encontro de Iniciação à Pesquisa, V Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2017 foi “Arte e Conhecimento”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
Comissão Organizadora
Caroliny Uchôa Sales
Ailton Pereira da Silva
Yohrranna Kelly
Nathália Távora Holanda Lira
Fernanda Rocha Dantas
Felipe de Freitas Magno
Lia Teixeira de Castro Mesquita
Maria Marcilene da Silva
Comissão Científica
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Andréa Bessa Teixeira
Solange Sousa Pinheiro
Aline Mota Albuquerque
Anne Caroline Moraes de Assis