O papel da mulher na sociedade vem sendo cada vez mais debatido, com a evolução das atividades assumidas pelo público feminino, sendo o gênero feminino o principal público do SUS, seja para atendimento próprio ou como acompanhante. Em 2015, as principais causas de morte feminina foram doenças no aparelho circulatório, neoplasias e doenças no aparelho respiratório. A obesidade é papel constituinte na mudança da saúde. A Educação nutricional é uma importante ferramenta para a melhoria da saúde, com a promoção de práticas saudáveis. Este trabalho tem o objetivo de relatar uma ação de educação nutricional em alusão ao dia da mulher realizada por um grupo de extensão de uma faculdade na cidade de Fortaleza/CE. A atividade foi realizada em estandes disponibilizados pelo shopping. Foram utilizados os materiais como a balança digital, estadiômetro, fita métrica, alimentos com alegação funcional (alho, azeite, castanhas, nozes, folhas verdes escuras, chia, linhaça, aveia, maçã, melancia, manjericão, brócolis, atum e sardinha), mesa de plástico, cadeiras, fichas de antropometria, fichas de avaliação, fichas de orientação e banners do projeto. Foram ofertados os serviços de avaliação nutricional, orientação nutricional e exposição de alimentos funcionais. A procura pelo serviço, por parte das mulheres, foi alta, prevalecendo mulheres acima do peso e com circunferência de cintura acima do recomendado, além de apresentarem alto consumo de alimentos industrializados. A atividade mostrou-se satisfatória e de fundamental importância para a formação dos futuros nutricionistas, a partir do momento em que os mesmos contextualizam a informação vista em sala de aula, e para a população atendida, que teve acesso a um serviço de boa qualidade e grande procura, podendo ainda marcar consultas na clínica integrada de saúde da faculdade para acompanhamentos futuros.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2017!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do V Encontro de Iniciação à Pesquisa, V Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2017 foi “Arte e Conhecimento”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
Comissão Organizadora
Caroliny Uchôa Sales
Ailton Pereira da Silva
Yohrranna Kelly
Nathália Távora Holanda Lira
Fernanda Rocha Dantas
Felipe de Freitas Magno
Lia Teixeira de Castro Mesquita
Maria Marcilene da Silva
Comissão Científica
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Andréa Bessa Teixeira
Solange Sousa Pinheiro
Aline Mota Albuquerque
Anne Caroline Moraes de Assis