INTRODUÇÃO: Vários estudos relatam a atividade farmacológica de enxaguatórios bucais produzidos com extratos naturais, oriundos da flora vegetal nativa acessíveis à população. OBJETIVO: Desenvolver um enxaguatório bucal, com atividades anti-inflamatória, antibacteriana e antisséptica, a base dos extratos de Punica granatum Linn, mais conhecida como Romã, e Zizyphus joaseiro Martius, conhecido popularmente por Juá, ambos amplamente utilizados pela população cearense. METODOLOGIA: O produto foi manipulado no laboratório de Técnicas Farmacêuticas da FAMETRO, durante as Disciplinas de Controle de Qualidade na Industria Farmacêutica e Tecnologia Farmacêutica e Cosmetologia, ambas da mesma Instituição de Ensino Superior, seguindo a formulação: extratos hidroalcoólico de Juá a 10% (princípio ativo) e Romã a 5% (princípio ativo), sacarina sódica 0,04% (edulcorante), sorbitol 10% (umectante), metilparabeno 0,12% (conservante), propilparabeno 0,08% (conservante), essência de hortelã e menta 0,2% (flavorizante), corante verde 0,2% (corante) e água destilada (diluente) q.s.p 250mL. Pesou-se/mediu-se todos os componentes da formulação. Preparou-se a solução de parabenos, reservou-se. Dissolveu-se a sacarina na água destilada, em seguida, adicionou-se o sorbitol, a solução de parabenos, a essência de hortelã e menta e corantes. Acrescentou-se os extratos de Juá e Romã, completando o volume com água destilada até q.s.p 250mL. Foi utilizado o Guia de Cosméticos da ANVISA como referência para os ensaios físico-químicos: aspectos, cor, odor e/ou sabor e pH. RESULTADOS E DISCUSSÃO: O produto final apresentou-se verde claro, transparente, refrescante, com odor característico de hortelã e menta, com leve adstringência e com pH próximo a neutralidade, atendendo aos parametros exigidos. Não foram realizados os ensaios microbiológicos, o teor alcoólico e o teor de ativos, sugestivos para próximos estudos de aprofundamento da formulação. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Por ser de fácil manipulação e de baixo custo, o produto apresenta-se como alternativa para a comunidade como auxílio na prevenção de infecções bucais.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2017!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do V Encontro de Iniciação à Pesquisa, V Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2017 foi “Arte e Conhecimento”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
Comissão Organizadora
Caroliny Uchôa Sales
Ailton Pereira da Silva
Yohrranna Kelly
Nathália Távora Holanda Lira
Fernanda Rocha Dantas
Felipe de Freitas Magno
Lia Teixeira de Castro Mesquita
Maria Marcilene da Silva
Comissão Científica
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Andréa Bessa Teixeira
Solange Sousa Pinheiro
Aline Mota Albuquerque
Anne Caroline Moraes de Assis