ATIVIDADE FÍSICA E QUALIDADE DE VIDA COMO PARTE DO TRATAMENTO CONTRA O HIV

  • Autor
  • Talita Mayra Ramos de Souza
  • Co-autores
  • Márcia Regina Mariano de Sousa Arão
  • Resumo
  • Este texto resulta da experiência de estágio em Serviço Social em um hospital de referência em doenças infecciosas, ele sintetiza os resultados da execução do projeto de intervenção proposto como atividade final da cadeira de Supervisão de Estágio em Serviço Social II. A intervenção foi pensada a partir de observações críticas da realidade e das demandas dos pacientes expressas em suas falas durante as reuniões do grupo de adesão das Pessoas Vivendo com HIV/Aids (PVHA) e teve como objetivo discutir com estes pacientes a necessidade da adoção de hábitos saudáveis e a importância de aliar a prática de exercício físico ao tratamento. A Sindrome da Imunodeficiência Adiquirida (Aids) é considerada uma doença crônica e seu tratamento viabiliza uma expectativa de vida longa, quando há engajamento do individuo infectado; os desafios se dão especialmente na adesão ao tratamento. Assim sendo, se faz necessário existirem ações voltadas para uma melhor aderência, suplantando a visão biomédica e considerando os vários âmbitos da vida, o grupo de adesão é uma estratégia que visa a integralidade no tratamento. O peso de viver com o HIV permeia todos os campos da vida destas pessoas. Neste sentido, o grupo de adesão existe para reforçar laços e estimular a interação e sociabilização de vivências. Para fundamentar essa proposta de intervenção foi realizada a pesquisa bibliográfica a partir da qual levantamos e analisamos referências teóricas sobre a temática. Obtivemos máximo aproveitamento considerando o conceito de saúde, para além da cura da doença, enquanto bem-estar físico, mental e social.

  • Palavras-chave
  • Saúde, Adesão ao tratamento HIV, Qualidade de vida
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Processo de Cuidar
Voltar

Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2017!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do V Encontro de Iniciação à Pesquisa, V Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2017 foi “Arte e Conhecimento”.

Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.

Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.

 

Boa leitura!

 

Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques

PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA

Comissão Organizadora

Caroliny Uchôa Sales
Ailton Pereira da Silva
Yohrranna Kelly
Nathália Távora Holanda Lira
Fernanda Rocha Dantas
Felipe de Freitas Magno
Lia Teixeira de Castro Mesquita
Maria Marcilene da Silva

 

Comissão Científica

Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Andréa Bessa Teixeira
Solange Sousa Pinheiro
Aline Mota Albuquerque
Anne Caroline Moraes de Assis