APLICABILIDADE DA TOXINA BOTULÍNICA NA ODONTOLOGIA:UMA ABORDAGEM ESTÉTICA.

  • Autor
  • Priscila Maria Almeida Aires
  • Co-autores
  • Denise Rodrigues Mourão da Rocha , Estefani Araujo Feitosa , Carla Késsia Barbosa Magalhães , Anne gabryelle Marques de Oliveira Lima , Sônia Luque Peralta
  • Resumo
  • A toxina botulínica é uma neurotoxina produzida pela bactéria anaeróbia Clostridium botulinum. Existem sorotipos diferentes dessa toxina, sendo a do tipo A (BTX-A),a mais potente e utilizada clinicamente. A BTX-A é conhecida por sua utilização cosmética, e sua principal aplicação é voltada ao uso terapêutico. Seu uso na odontologia foi regulamentado pela resolução 112/11 do CFO desde setembro de 2011. Esse novo método terapêutico vem sendo usado pelos cirurgiões dentistas para pacientes acometidos por disfunções temporomandibulares (DTM), dores orofaciais, bruxismo, cefaléiatensional,sorriso gengival, queilite angular, sorriso assimétrico, hipertrofia de masseter, pós operatório de implantes, e também na sialorréia. O presente trabalho tem como objetivo revisar a literatura acerca do uso da toxina botulínica na odontologia, enfatizando seu uso para fins estéticos. A estratégia de busca utilizou uma consulta na base de dados: Pubmed e Scielo, para artigos publicados nos últimos 10 anos, utilizando como descritores: Toxinas Botulínicas Tipo A, Dor Facial, Estética.Os artigos científicos foram selecionados a partir de critérios de elegibilidade preestabelecidos. Apesar da toxina ser uma prática recente na odontologia, a mesma se mostrou uma ferramenta poderosa e de grande importância em alguns tratamentos, levando a altos níveis de satisfação no paciente, podendo assim ajudar a melhorar a qualidade de vida e ao mesmo tempo a autoestima dos pacientes.

  • Palavras-chave
  • Toxinas Botulínicas Tipo A, Dor Facial, Estética.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Processo de Cuidar
Voltar

Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2017!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do V Encontro de Iniciação à Pesquisa, V Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2017 foi “Arte e Conhecimento”.

Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.

Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.

 

Boa leitura!

 

Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques

PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA

Comissão Organizadora

Caroliny Uchôa Sales
Ailton Pereira da Silva
Yohrranna Kelly
Nathália Távora Holanda Lira
Fernanda Rocha Dantas
Felipe de Freitas Magno
Lia Teixeira de Castro Mesquita
Maria Marcilene da Silva

 

Comissão Científica

Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Andréa Bessa Teixeira
Solange Sousa Pinheiro
Aline Mota Albuquerque
Anne Caroline Moraes de Assis