A Imagem Corporal é a representação mental do próprio corpo e do modo como ele é percebido pelo indivíduo, isso quer dizer que o ser humano carrega uma bagagem de emoções, sentimentos e experiências pessoais e por isso passa por constantes modificações baseado na forma agimos e sentimos. Atualmente, a sociedade tem sido invadida por uma cultura que elege o corpo como uma fonte de identidade e isso é algo diretamente influenciada pela mídia que impõe um modelo a ser seguido pelas pessoas através de propagandas com imagens de corpos ideais, produtos de beleza, tipo de alimentação e roupas da moda, atingindo principalmente o público jovem. Sob essa perspectiva, o jovem passa a acreditar que para ser aceito na sociedade, é preciso que a sua imagem corporal esteja de acordo com os padrões vigentes, o que tende a gerar uma insatisfação com o corpo, além de acarretar alterações na percepção da imagem corporal, gerando uma preocupação com o peso e a aparência. O contexto escolar é também o espaço onde essa ditadura do corpo perfeito é muitas vezes salientada. O conteúdo da Imagem Corporal para os professores tanto de escola pública quanto particular, apresenta-se apenas como um esquema corporal, e os professores deveriam saber uma definição holística desse conceito para que pudesse passar para os alunos atividades corretas acerca do tema, ajudando o indivíduo com sua autoaceitação, utilizando atividades que possam evoluir a percepção corporal, ampliação de vivências motora, trabalho de ludicidade e a conscientização da compreensão corporal para entender o espaço que o cerca. Os professores devem atentar-se de que os jovens necessitam que a Imagem Corporal seja trabalhada através dos conteúdos da Educação Física para que esse adolescente cresça com uma consciência correta a seu respeito e que possa ser crítico em relação a padronização imposta pela mídia. Este presente trabalho tem como objetivo entender o conhecimento e a atuação dos professores de Educação Física de escolas particulares e públicas sobre a influência da mídia na percepção da Imagem Corporal nos alunos do Ensino Médio. O estudo foi conduzido a partir de uma abordagem quantitativo do tipo comparativo, no qual foi aplicado um questionário semi estruturado com três perguntas referentes ao tema Imagem Corporais a vinte professores graduados em Educação Física, em vinte escolas do Ensino Médio das redes pública e particular de Fortaleza. Foram feitos os seguintes questionamentos: concepção de Imagem corporal, influência de celebridades e metodologias de ensino. Podemos destacar nos resultados que boa parte dos professores de Educação Física forma-se com o conhecimento equivocado a respeito da definição de Imagem Corporal e dessa forma acabam interferindo de forma errônea no comportamento de seus alunos e que a mídia atua como o órgão influenciador principal no comportamento dos alunos de ambas redes escolares e isso acaba sendo um complicador para a manutenção da saúde física e psicológica dos alunos. Desta forma pode-se concluir que a mídia é considerada como o órgão influenciador principal no comportamento dos alunos de ambas redes escolares. Meninos e meninas espelham-se em jogadores, cantores, modelos de passarela e bonecas para ter o corpo ideal, esquecendo que cada indivíduo possui uma individualidade biológica e é através dela que devemos desenvolver nossos potenciais. Os alunos devem ser ensinados nas aulas de Educação Física atividades e trabalhos que possam desenvolver a percepção corporal para que cada um saiba lidar e aceitar as diferenças corporais do outro e de si.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2017!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do V Encontro de Iniciação à Pesquisa, V Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2017 foi “Arte e Conhecimento”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
Comissão Organizadora
Caroliny Uchôa Sales
Ailton Pereira da Silva
Yohrranna Kelly
Nathália Távora Holanda Lira
Fernanda Rocha Dantas
Felipe de Freitas Magno
Lia Teixeira de Castro Mesquita
Maria Marcilene da Silva
Comissão Científica
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Andréa Bessa Teixeira
Solange Sousa Pinheiro
Aline Mota Albuquerque
Anne Caroline Moraes de Assis