AULA PRÁTICA DE FISIOLOGIA HUMANA VOLTADA PARA O SISTEMA ENDÓCRINO E RENAL EM QUADRA POLIESPORTIVA PARA OS ESTUDANTES DE NUTRIÇÃO – RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Autor
  • SUZANY ALVES LIMA
  • Co-autores
  • ÉRIKA PAULA FARIAS DA SILVA , EDSON LOPES DA PONTE
  • Resumo
  • No curso de Nutrição, a fisiologia humana se faz presente como grade da matriz curricular, sendo esta, definida como a ciência que estuda a função biológica do ser vivo como um todo, desde as células que formam os tecidos, dos tecidos que formam os órgãos até o funcionamento dos órgãos do corpo humano. Por isso, é de suma importância o seu entendimento pelos alunos da Nutrição. Assim, realizar aulas práticas a fim de correlacionar os aprendizados da fisiologia humana com prática profissional do nutricionista, pode resultar em um aprendizado mais vantajoso pelos acadêmicos. Considerando a importância do entendimento da Fisiologia Humana pelos alunos do curso de Nutrição, o presente trabalho tem como objetivo assimilar o conhecimento teórico ao prático sobre o sistema renal e o sistema endócrino. A prática sobre o sistema endócrino relatou a ação do hormônio insulina após o consumo de glicose e após realização da atividade física através da aferição da glicemia. Já em relação ao sistema renal, foi avaliado a coloração da urina após a ingesta de água, avaliando, assim, o poder de filtração pelos rins. Dos alunos classificados em sedentários, 76,2% tiveram sua glicemia elevada e 71,43% tiveram a coloração da urina mais clara, e do grupo classificado como não sedentários, 66,7% tiveram a glicemia aumentada e 90% tiveram a coloração da urina mais clara. Finalizada a atividade, o professor correlacionou os dados levantados com o conteúdo visto em aula. Considerou-se positiva a participação dos alunos e aula prática como uma boa ferramenta de ensino. 

  • Palavras-chave
  • Fisiologia humana. Nutrição e fisiologia. Aula prática. Fisiologia endócrina. Fisiologia renal.
  • Área Temática
  • Promoção da Saúde e Tecnologias Aplicadas
Voltar Download

Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2017!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do V Encontro de Iniciação à Pesquisa, V Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2017 foi “Arte e Conhecimento”.

Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.

Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.

 

Boa leitura!

 

Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques

PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA

Comissão Organizadora

Caroliny Uchôa Sales
Ailton Pereira da Silva
Yohrranna Kelly
Nathália Távora Holanda Lira
Fernanda Rocha Dantas
Felipe de Freitas Magno
Lia Teixeira de Castro Mesquita
Maria Marcilene da Silva

 

Comissão Científica

Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Andréa Bessa Teixeira
Solange Sousa Pinheiro
Aline Mota Albuquerque
Anne Caroline Moraes de Assis