O uso de tecnologias no ambiente educacional tem se mostrado um importante atrativo para a adesão dos acadêmicos no processo ensino-aprendizagem. O estudo objetivou relatar a experiência vivenciada por monitores da disciplina Processo de Cuidar da Saúde da Mulher do curso de Enfermagem de uma IES ao utilizar um aplicativo multiplataforma de mensagens de texto e voz como apoio à monitoria virtual. A experiência foi descrita com ilustrações dos momentos mais instigantes da monitoria, demonstrando a relevância do uso do aplicativo. As monitorias aconteceram com uso do aplicativo em momentos nos quais não foram possíveis os encontros presenciais, associando estratégias de aprendizado a vínculos mútuos, como discussão de casos de acordo com o conteúdo abordado, resolução de questionário e esclarecimento de dúvidas. Analisou-se que é possível aproveitar as inúmeras ferramentas das mídias sociais para mostrar que além de bate – papos e conversas informais, as mídias podem se transformar em ambientes educativos gerando conhecimentos, discussão de conteúdos e compartilhamento de saberes. As monitorias online desenvolvem círculos sociais por um interesse em comum, deixando sempre os alunos bem informados, fornecendo assim um ambiente colaborativo de troca de conteúdos facilitando o aprendizado dos mesmos.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2017!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do V Encontro de Iniciação à Pesquisa, V Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2017 foi “Arte e Conhecimento”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
Comissão Organizadora
Caroliny Uchôa Sales
Ailton Pereira da Silva
Yohrranna Kelly
Nathália Távora Holanda Lira
Fernanda Rocha Dantas
Felipe de Freitas Magno
Lia Teixeira de Castro Mesquita
Maria Marcilene da Silva
Comissão Científica
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Andréa Bessa Teixeira
Solange Sousa Pinheiro
Aline Mota Albuquerque
Anne Caroline Moraes de Assis