O processo de revascularização pulpar é um procedimento indicado para dentes permanentes jovens com rizogênese incompleta e necrose pulpar. Esse tratamento é utilizado para diminuir a fragilidade desses elementos dentários devido a presença de uma menor espessura radicular dentinária, tendo como resultado a formação apical da raiz e apicigênese. Diante do exposto, este trabalho tem como objetivo revisar a literatura acerca da revascularização pulpar, enfatizando indicações e protocolo de tratamento. Foi utilizado uma pesquisa nas bases de dados PUBMED, SCIELO e EBSLO, com os descritores ENDODONTIA, REGENERAÇÃO, ÁPICE DENTÁRIO, nos últimos 10 anos. Os artigos foram selecionados de acordo com os critérios de elegibilidade pré-estabelecidos que os regem. De acordo com os estudos, a revascularização do tecido pulpar necrosado ocorre devido a diferenciação de células progenitoras da porção apical dos dentes imaturos que passam a colonizar o canal radicular e depositar tecido mineralizado em suas paredes. Dessa forma, a partir dessa revascularização do tecido temos a formação radicular apical completada. A literatura consultada confirma a eficiência do procedimento em casos clínicos, quando corretamente indicado, porém mais estudos são necessários e os procedimentos devem ser aperfeiçoados no intuito de garantir uma maior taxa de sucesso e o estabelecimento de um protocolo clínico.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2017!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do V Encontro de Iniciação à Pesquisa, V Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2017 foi “Arte e Conhecimento”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
Comissão Organizadora
Caroliny Uchôa Sales
Ailton Pereira da Silva
Yohrranna Kelly
Nathália Távora Holanda Lira
Fernanda Rocha Dantas
Felipe de Freitas Magno
Lia Teixeira de Castro Mesquita
Maria Marcilene da Silva
Comissão Científica
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Andréa Bessa Teixeira
Solange Sousa Pinheiro
Aline Mota Albuquerque
Anne Caroline Moraes de Assis