A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO ACADÊMICA – RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Autor
  • Thaynara Silva de Olinda
  • Co-autores
  • Heraldo de Melo Rodrigues , Antonio Yuri Rodrigues de Araujo , Paula Ventura da Silveira , Sonia Luque Peralta
  • Resumo
  • Com o avanço crescente da procura odontológica, novos recursos e aprimoramentos estão sendo aderidas à formação profissional do cirurgião dentista. A dentistica é uma das especialidades de atuação mais abrangentes na odontologia e requer prudência dentro da graduação. Para isso são fundados projetos de monitorias nas instituições de ensino superior, na qual são contribuintes na carreira acadêmica, tanto dos monitorados quanto do monitor. O objetivo deste trabalho foi relatar as experiências vivenciadas por acadêmico de odontologia em seu papel de aluno-monitor da disciplina de Fundamentos de Dentística. Dentre as atividades realizadas pelos monitores temos; acompanhamento durante as aulas práticas, revisão do conteúdo teórico, ajuda nas atividades complementares da disciplina, disponibilizando textos ou artigos para melhorar o entendimento. Após as monitorias é possível perceber que os monitorados sentem mais confiança tanto nos conhecimentos teóricos mas principalmente na prática. Podemos concluir que a monitoria é um processo importante tanto para o monitor porque permite o amadurecimento e a revisão de conteúdos. Para os monitorados ajuda a sanar as duvidas e oferece um tempo a mais para poder realizar procedimentos laboratoriais, assim como reforça o aprendizado

     

  • Palavras-chave
  • Monitoria, docência, ensino.
  • Área Temática
  • Processo de Cuidar
Voltar Download

Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2017!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do V Encontro de Iniciação à Pesquisa, V Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2017 foi “Arte e Conhecimento”.

Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.

Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.

 

Boa leitura!

 

Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques

PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA

Comissão Organizadora

Caroliny Uchôa Sales
Ailton Pereira da Silva
Yohrranna Kelly
Nathália Távora Holanda Lira
Fernanda Rocha Dantas
Felipe de Freitas Magno
Lia Teixeira de Castro Mesquita
Maria Marcilene da Silva

 

Comissão Científica

Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Andréa Bessa Teixeira
Solange Sousa Pinheiro
Aline Mota Albuquerque
Anne Caroline Moraes de Assis