ESTADO NUTRICIONAL E HÁBITOS ALIMENTARES DE ADULTOS E IDOSOS PARTICIPANTES DE UMA AÇÃO SOCIAL EM UMA PARÓQUIA DE FORTALEZA-CE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS

  • Autor
  • Diego Silva Melo
  • Co-autores
  • Isabelle Furtado Silva Cruz , Camila Pinheiro Pereira , Yatagan Moreira Rocha , Bruna Saraiva dos Santos
  • Resumo
  • A avaliação antropométrica juntamente com a avaliação do consumo alimentar é utilizada na prática clínica com o objetivo de fornecer dados para produção e implementação dos planos alimentares individuais dos pacientes de forma geral. Com os resultados da avaliação antropométrica, como exemplo, aferição de altura e peso, pode-se verificar o diagnóstico nutricional (baixo peso, eutrofia e excesso de peso) com base no cálculo do Índice de Massa corporal (IMC). A partir da aplicação de um questionário de hábitos alimentares é possível identificar quais as preferências alimentares dos indivíduos. O presente trabalho se propõe a relatar a experiência do atendimento feito pelos alunos do curso de Nutrição da Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza em uma ação social de uma Paróquia no município de Fortaleza. Verificou-se que 68% das mulheres atendidas apresentaram valores para o IMC acima de 25kg/m2, indicando que as mesmas estão com excesso de peso; 27% classificaram-se como eutróficas e 5% baixo peso. Além disso, 50% responderam que consomem alimentos industrializados., o que consequentemente pode contribuir para o aumento de peso. Quanto ao consumo de frutas, 59% responderam que sempre consome e 41% responderam que às vezes. O método de avaliação do estado nutricional por meio do cálculo do IMC mostrou-se útil neste estudo e forneceu dados importantes para uma conduta dietética. Os dados obtidos neste estudo também contribuem para alertar as pessoas quanto ao consumo de alimentos industrializados e suas possíveis consequências para a saúde do indivíduo.

  • Palavras-chave
  • Envelhecimento, Consumo alimentar, Avaliação antropométrica.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Promoção da Saúde e Tecnologias Aplicadas
Voltar

Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2017!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do V Encontro de Iniciação à Pesquisa, V Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2017 foi “Arte e Conhecimento”.

Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.

Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.

 

Boa leitura!

 

Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques

PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA

Comissão Organizadora

Caroliny Uchôa Sales
Ailton Pereira da Silva
Yohrranna Kelly
Nathália Távora Holanda Lira
Fernanda Rocha Dantas
Felipe de Freitas Magno
Lia Teixeira de Castro Mesquita
Maria Marcilene da Silva

 

Comissão Científica

Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Andréa Bessa Teixeira
Solange Sousa Pinheiro
Aline Mota Albuquerque
Anne Caroline Moraes de Assis